Sem categoria

Banco Central eleva projeção de crescimento da economia para 7,3%

A economia brasileira passa por um novo ciclo de crescimento robusto, tendo a demanda interna por bens e serviços como elemento propulsor do ritmo de expansão. A avaliação do Banco Central está no Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quarta-feira (30).

No documento, o BC destaca a recuperação dos investimentos, “o que ratifica o cenário de sustentabilidade, a médio prazo, da expansão da economia”. Segundo a avaliação, essa perspectiva é reforçada com a evolução de indicadores de confiança de empresários e consumidores, das condições do mercado de crédito e de trabalho, com aumento de ganhos salarias e formalização de emprego.

“O consumo das famílias deverá seguir impulsionado pela disposição dos trabalhadores de comprometer renda futura, em cenário de confiança elevada e disponibilidade de crédito”, informa o relatório. Para o BC, a retomada dos investimentos leva ao aumento da produção das empresas e “o comportamento do setor de construção, tende a se consolidar”.

O relatório acrescenta, que “as perspectivas favoráveis quanto à evolução da atividade econômica nos próximos trimestres devem incorporar, entretanto, o impacto negativo do efeito da antecipação de compras registrado no primeiro trimestre do ano, em resposta ao final da desoneração fiscal nos segmentos de automóveis e de outros bens duráveis, ocorrido nos primeiros meses do segundo trimestre”.

Novas projeções

O BC também revisou de 5,8% para 7,3% a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma dos bens e serviços produzidos no país – neste ano.

De acordo com as projeções, o setor agropecuário deverá crescer 5,4%, aumento de 0,1 ponto percentual em relação à estimativa divulgada em março.

A perspectiva para a expansão do setor industrial passou de 8,3% para 11,6% e a estimativa para a construção civil subiu de 10,1% para 13,3%, da. O setor de serviços deverá crescer 5,3%, ante 4,7% projetado anteriormente. A estimativa para o consumo das famílias aumentou de 6,1% para 7,2%.

A Formação Bruta de Capital Fixo (investimentos) deverá crescer 17,1%, ante 15,7% na projeção anterior. O aumento dos investimentos “deve ser reforçado por projetos ligados ao setor de petróleo (pré-sal) e de infraestrutura, em grande parte, liderados pelo setor público”. Além disso, o BC destaca a realização de eventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada, que devem estimular expansão do investimento privado nos próximos anos.

Agência Brasil