Sem categoria

PCdoB emite nota pela morte do líder angolano Paulo Jorge

Após receber a notícia da morte de Paulo Teixeira Jorge, secretário de Relações Internacionais Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), o Comitê Central do PCdoB emitiu nota divulgada nesta terça-feira, 29, destacando que “as profundas convicções e sua luta incansável em prol do povo angolano são um inestimável patrimônio do MPLA e de Angola”. O líder angolano faleceu na noite de sábado, dia 26, em Luanda, aos 76 anos.

Paulo Teixeira Jorge

Nascido em Benguela em 1934, foi para Portugal fazer estudos superiores no início dos anos 50. Na Casa dos Estudantes do Império destacou-se como um dos mais carismáticos militantes da luta anti-colonial. Foi nessa fase que lutou, entre outros, ao lado de Agostinho Neto, Amílcar Cabral e Marcelino dos Santos pela independência das então colônias portuguesas.

Leia também:
 

Para o PCdoB, “Paulo Jorge demonstrou seu internacionalismo e seu patriotismo, defendendo a autodeterminação dos povos, lutando pela descolonização da África, pela paz, pela independência e pelo desenvolvimento econômico e social de Angola”.

Acompanhe a seguir a íntegra da nota dirigida ao MPLA em nome de seu presidente, José Eduardo dos Santos.

Estimados(as) companheiros(as)

Recebemos com pesar e consternação a notícia do falecimento do companheiro Paulo Teixeira Jorge, histórico dirigente da luta pela libertação nacional e pela independência de Angola. Enviamos nossas condolências aos dirigentes e militantes do MPLA e aos familiares de Paulo Jorge.

O exemplo do companheiro Paulo Jorge, suas profundas convicções e sua luta incansável em prol do povo angolano são um inestimável patrimônio do MPLA e de Angola. Por toda a sua vida, nas mais variadas tarefas, como guerrilheiro clandestino, negociador da independência, diplomata e chanceler, governador de províncias, e dirigente partidário, o companheiro Paulo Jorge demonstrou seu internacionalismo e seu patriotismo, defendendo a autodeterminação dos povos, lutando pela descolonização da África, pela paz, pela independência e pelo desenvolvimento econômico e social de Angola.

A atual direção e as novas gerações de militantes e dirigentes do MPLA saberão honrar o exemplo e a obra do inesquecível companheiro Paulo Jorge, grande amigo do povo brasileiro e do Partido Comunista do Brasil.

Fraternalmente,

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)