Sem categoria

75% dos brasileiros acreditam que o país está no rumo certo

Uma pesquisa realizada em 18 países da América Latina mostrou que os brasileiros são os que mais acreditam que o país e suas famílias "caminham na direção certa".

A pesquisa indica que 91% dos brasileiros aprovam o rumo de suas famílias e 75% o do Brasil.

A confiança no caminho seguido pelo país está bem à frente da média regional, de apenas 45%.

Os chilenos vêm em segundo lugar com 65% de aprovação no rumo do país. Já os argentinos foram os que manifestaram maior ceticismo. Apenas 19% das pessoas entrevistadas responderam estar confiantes no futuro da Argentina.

A pesquisa foi feita entre 21 de setembro e 26 de outubro de 2009 pela Latinobarómetro, uma ONG com sede em Santiago, no Chile.

Governo Lula

Os altos índices de confiança sobre os rumos do país são reflexo da aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (29) pelo Vox Populi a maioria dos brasileiros confia no governo.

De acordo com o levantamento, 78% dos entrevistados aprovam o governo Lula. Na mesma pesquisa, 18% classificou o atual governo como regular e apenas 4% avaliou negativamente.

Lula foi ainda lembrado na pesquisa espontânea, ou seja, aquela onde os candidatos não são apresentados, o eleitor é que indica em quem votaria. Seis por cento dos eleitores disseram que votariam no atual presidente nas eleições deste ano para presidência da República.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de junho, com três mil eleitores e tem margem de erro de 1,8 ponto percentual. O levantamento foi encomendado pelo Grupo Bandeirantes e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Da Redação com agências