Sem categoria

México: PRI proclama vitória em eleições marcadas por violência

Resultados preliminares indicam que o PRI (Partido Revolucionário Institucional), que governou o México durante 71 anos e cujo poder parecia ter diminuído após as eleições gerais de 2000, quando foi batido pelo PAN (Partido Ação Nacional), deve conquistar nove dos 12 estados que mantiveram eleições locais nesse domingo (4/7). O pleito é considerado decisivo para as eleições presidenciais.

O partido conservou o poder em Chihuahua, Durango, Hidalgo, Quintana Roo, Tamaulipas e Veracruz, segue na dianteira em três, onde é oposição (Aguascalientes, Tlaxcala e Zacatecas) e perde dois importantes bastiões: Puebla e Oaxaca.

Em Sinaloa, um dos estados mais afetados pelo narcotráfico, a diferença ainda é muito pequena. A violência do crime organizado protagonizou as eleições, marcadas por uma sucessão de fatos violentos que atingiram inclusive políticos mexicanos, como o assassinato em junho do candidato ao governo de Tamaulipas, Rodolfo Torre Cantú.

Apesar de todo o temor, as eleições foram realizadas em 14 das 32 entidades federais (31 estados mais o distrito da capital), onde foram escolhidos 13 governadores e prefeitos de cerca de 1.500 localidades.

Para Beatriz Paredes, dirigente do PRI, o partido pode ganhar em 11 estados. “Sem dúvida, o PRI é a principal força política no país e, com os dados que temos, nossa vitória é muito contundente nos estados onde ocorreram as eleições”, disse Paredes durante coletiva de imprensa na sede do Comitê Executivo Nacional do PRI, na Cidade do México.

No entanto, o PRI perdeu em Oaxaca, sul do México, estado que governou durante 80 anos e em Puebla. Na sede do PAN, o dirigente do partido, César Nava, disse que o resultado é positivo. “Tiramos o PRI de Los Pinos (palácio presidencial) em 2000 e 10 anos depois, os expulsamos de Oaxaca e Puebla.”

Os institutos estatais eleitorais (cada um dá separadamente os resultados de seus pleitos) começaram a publicar a conta gotas a apuração dos votos, e na maioria dos casos às 21h (horário local, 23h de Brasília do domingo) há menos de 5% da apuração dos sufrágios.

Entre os estados onde se superou essa percentagem estão Aguascalientes, onde o PRI ganha com 46,82% quando tinham sido contados 12,24% dos votos; em Durango, o PRI triunfa com 48,03% (16,04% dos votos computados) e Tamaulipas, onde o PRI ganha com 103.000 votos contra o PAN que leva 48.500 dos sufrágios, com 17,85% da apuração.

Fonte: Opera Mundi