Prefeitura recebe ambulâncias do Governo

A saúde no município de Aracaju recebeu hoje um reforço de peso. A partir de agora a cidade passa a contar com mais seis ambulâncias, entregues na manhã desta quinta-feira, 1º, pelo Governo do Estado. Os veículos serão destinados ao transporte de pacientes que precisam se deslocar para fazer tratamento ou realizar cirurgias eletivas.

A solenidade aconteceu no Centro de Convenções de Sergipe (CIC), onde, além da capital, mais 74 municípios sergipanos foram contemplados com a doação, que totalizou 145 ambulâncias. Durante o evento, também foi assinada a ordem de serviço da obra que vai ligar a BR-235 à Avenida Santa Gleide, na Zona Norte da capital sergipana, com o objetivo de desafogar o tráfego intenso na entrada da cidade.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o momento é de comemoração. "Hoje celebramos um ato republicano muito importante, pois essa doação vai melhorar muito a qualidade de vida da população. Com essa iniciativa do Governo do Estado, Sergipe cresce e se desenvolve", destaca.

De acordo com o governador Marcelo Déda, a iniciativa celebra as boas relações institucionais existentes entre a União, o Governo do Estado e as prefeituras municipais. "Com essas ambulâncias e as clínicas de saúde espalhadas por todo o estado, o atendimento básico está sendo garantido e a pressão no Hospital de Urgência de Sergipe será reduzida", relatou ele.

Transporte Sanitário

A doação das ambulâncias consolida mais uma etapa de implantação do 'Transporte Sanitário Público', serviço destinado aos pacientes que não apresentam risco de vida e que necessitam de remoção simples entre as unidades de saúde locais ou de suas residências. Os veículos foram adquiridos por meio de uma ação integrada entre as Secretarias de Estado da Saúde (SES), da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento (Seplan), que resultou na captação de recursos na ordem de R$ 6.604.999,40.

Em Aracaju, antes da doação, apenas três ambulâncias realizavam o transporte social diariamente. "Não tínhamos a ambulância tipo A, então, os veículos USA e USB faziam o serviço. Agora, com o aumento da frota, a meta é aumentar o número de pacientes que necessitam desse transporte, como aqueles que fazem fisioterapia, que receberam alta hospitalar ou que fazem o tratamento de hemodiálise, por exemplo", declara Waneska Barboza, coordenadora municipal do SAMU.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Mônica Sampaio, as ambulâncias beneficiam e fortalecem a saúde nos municípios, além de integrar a rede de atendimento básico. "Na atual administração estadual, a saúde deu um salto relevante e a população é a principal beneficiada", observa ela.