Cuba libera 52 presos, já Espanha atira contra seus dissidentes

Vídeo legendado pela TV Vermelho mostra as diferenças de tratamento que Cuba e Espanha dão aos seus dissidentes. A Espanha gosta de criticar Cuba, mas faz vista grossa à extrema violência com que trata a oposição à gestão do Presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero. Já Cuba anunciou, nesta quarta-feira (7/7), a libertação de 52 presos. A decisão, além de reafirmar o compromisso cubano com os direitos humanos, deu fim à greve de fome de Guillermo Fariñas.

Com o apoio da mídia, a campanha estadunidense para desfacelar Cuba segue com seu bloqueio econômico e as ações das reacionárias Damas de Branco, residentes na Ilha. Elas apoiaram o fim da greve de fome de Fariñas. "Pare a greve, que você é mais valioso vivo do que morto", declarou Laura Pollán, o principal rosto das Damas de Branco. Porém, as aliadas do Tio Sam nada comentaram sobre a libertação anunciada nesta quarta. Fica a dúvida: estariam felizes ou tristes? A decisão de Cuba pode abalar o movimento que pede a libertação de 75 opositores. Agora 52 estão livres.

Cinco heróis cubanos

Enquanto se ocupam em agredir Cuba, as Damas de Branco silenciam sobre os cinco heróis cubanos (Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Rene González, Antonio Guerrero e Fernando González) que estão encarcerados pelos EUA há 12 anos. O mesmo faz a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que ainda se prestou a criticar, sutilmente, a decisão do governo cubano. "Nós achamos que é um sinal positivo. É algo atrasado, mas ainda assim é muito bem-vindo." Hillary bem que podia seguir o exemplo cubano e liberar os cinco prisioneiros que detém em seu país.

Por hora, até mesmo a Espanha está revendo seus conceitos. "Não há razão nenhuma para que a UE (União Européia) mantenha a posição adotada em 1996" — que limita o diálogo dos Estados-membros com Cuba à questão dos direitos humanos. “Isto era o que os meus colegas me pediam, espero que agora respondam ao compromisso”, disse nesta quinta ao "El País", o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Miguel Ángel Moratinos. Ele também declarou que a Espanha está de portas abertas para receber os dissidentes cubanos.

Fonte: produção Cuba Información, texto e tradução da TV Vermelho, com informações de agências

Veja mais Vídeos Nossos.

Saiba mais:
Cuba divulga nomes dos presos que serão transferidos
Igreja anuncia que Cuba vai libertar 52 presos