Veja vinheta com logo oficial da Fifa para a Copa 2014 no Brasil

A logomarca da Fifa para a Copa do Mundo de 2014, que será no Brasil, já havia vazado um mês antes de sua apresentação oficial, realizada na quinta-feira (9/07), em Joanesburgo, na África do Sul. A novidade ficou por conta da vinheta oficial, que traz diversas mãos tentando alcançar a taça que acaba por ficar com brasileiros. Enquanto vinheta e logo correm o mundo, circula pela blogosfera tupiniquim que o desenho mais parece Chico Xavier psicografando.

Nesta quinta, logo após a cerimônia de lançamento, realizada no Sandton Convention Centre, o nome do médium estava na lista dos termos mais postados do Twitter. O usuário Vitor de Oliveira (@vitoroliveira7) escreveu: "Logo da Copa é na verdade uma psicografia de Chico Xavier #Risos".

O mesmo tom da piada foi usado por Flavimar (@flavimar): "Sem contar que essa logo é o Chico Xavier com a mão na testa psicografando uma carta, minha gente!" "Em 2014 o Brasil pode ser campeão da taça Chico Xavier. E porque o vermelho na Logo? #BRA #LogoFAIL", criticou Bruno Marques (@brunomarqueso). Mas nem todo mundo ficou insatisfeito. Júlia Ganem (@juliaGanem) elogiou: "muito criativa". Lena Souza (@Leninha_Lena) fez coro: "muito interessante".

Uma curiosidade pesa à favor das piadas divulgadas pela blogosfera. O médium faleceu em 30 de junho, aos 92 anos, dia da final da Copa do Mundo de 2002. A data marca a conquista de pentacampeões para o Brasil, por 2×0 contra a Alemanha. Coincidências à parte, a expectativa é que a logo traga sorte para a conquista do hexacampeonato brasileiro.

Clima extrovertido

Em clima extrovertido, a Fifa apresentou o emblema oficial nesta quinta. Com direito a música e até piadinhas de Joseph Blatter e Luiz Inácio Lula da Silva, o telão em Joanesburgo revelou o desenho já conhecido. Algumas estrelas brasileiras também fizeram um discurso comemorando o fato de o Brasil sediar o Mundial: Gisele Bündchen, Ivete Sangalo, Oscar Niemayer e Hans Donner estavam entre elas.

O presidente Lula fez o discurso mais longo. Elogiou Carlos Alberto Parreira, Cafu, Carlos Alberto Torres, Bebeto e Romário, todos presentes. Em seguida, fez brincadeira com o francês Michel Platini por ter marcado um gol de pênalti no Brasil na Copa do Mundo de 1986 e elogiou Franz Beckenbauer. Depois, ao fim do discurso, completou.

"Eu não vou ser mais presidente do Brasil quando a Copa estiver aqui, mas continuarei brasileiro. Continuarei amante do Futebol e vocês podem contar comigo para o que for necessário".

Lula, no entanto, só errou ao comentar sobre Platini. O meio-campista, considerado um dos maiores jogadores de Futebol da história francesa, marcou um gol no Brasil com a bola rolando. Na disputa por pênaltis, ele chutou sua cobrança para fora. Mas no fim, a França venceu o Brasil por 4 a 3 e se classificou para as semifinais.

Fonte: produção Fifa, texto da TV Vermelho com agências.