Seminário discute participação política dos trabalhadores

“Processo eleitoral e os movimentos sociais no estado” foi o tema abordado pela deputada Angela Albino (PCdoB-SC) no Seminário de Política Sindical, realizado, nesta quinta-feira (8), na Federação de Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (Fetiesc), em Itapema. O evento, que contou com a participação de representantes de entidades sindicais estaduais e nacionais, discutiu também o papel da mídia brasileira, a consciência de classe no Século 21 e a política na atualidade.

O jornalista Altamiro Borges tratou da nociva contra-informação, utilizada pela mídia para criminalizar os movimentos sociais. “A imprensa nasceu para combater a abolição da escravatura e usa o mesmo argumento contra a redução da jornada de trabalho”, opinou o jornalista.

A deputada enfatizou ainda a pouca participação da classe trabalhadora e, principalmente da mulher, no processo eleitoral. Explicou que, devido à formação de bancadas, determinados grupos puderam apresentar maior representatividade, como é o caso dos ruralistas e evangélicos.

“Mas o padrão predominante de poder é o homem, heterossexual, branco e com dinheiro. Quem não se enquadra nestes estereótipos está à margem da participação política do estado”, ressalta a parlamentar.

A legisladora chamou a classe trabalhadora para o debate nesse período que antecede as eleições e foi otimista ao afirmar que, mesmo com pouca representatividade, a classe trabalhadora deve avançar ainda mais no poder. “A eleição do Presidente Lula comprovou que um representante da classe trabalhadora também pode governar e fazê-lo bem”, finalizou.

De Santa Catarina, Paula Guimarães