Montevidéu Governada por Uma Comunista

Posse da prefeita comunista Ana de Oliveira é resultado dos avanços das forças de esquerda no país vizinho e se insere no contexto das vitórias alcançadas pelas forças progressistas na América Latina

Na última quinta feira, dia 8, tomou posse como prefeita de Montevidéu, capital do Uruguai, a comunista Ana de Oliveira, do Partido Comunista do Uruguai, dando continuidade aos governos da Frente Ampla.

Representando a Direção Nacional do PCdoB, tive a oportunidade de acompanhar o ato de posse, realizado no saguão da prefeitura municipal que contou com a presença do presidente do Uruguai, Sr. Jose Mujica, de representações estrangeiras e de um grande número de lideranças políticas e populares.Também prestigiaram a posse delegações do Partido Comunista do Chile e do PC da Argentina.

A posse da camarada Ana Oliveira tem um significado especial. No momento em que o mundo capitalista enfrenta grave crise, que atinge fortemente a Europa, os países da América do Sul, governados por forças progressistas, conseguiram superar a crise e atingem taxas expressivas de crescimento. Assim como o Brasil, nosso vizinho Uruguai, vive um momento de otimismo (não só no futebol onde depois de 40 anos disputaram a semifinal da Copa), mas também na economia, crescendo num ritmo bastante acelerado.

O Partido Comunista do Uruguai tem desempenhado papel de destaque junto à Frente Ampla contribuindo decisivamente para estes avanços. Ao lado do presidente José Mujica, participa ativamente dos debates procurando os caminhos para enfrentar os problemas e reforçar o caminho do desenvolvimento do país. Participa ativamente da administração ocupando o Ministério do Desenvolvimento Social de larga atuação junto ao povo e, agora passa a governar a capital, onde vivem mais de 50% dos uruguaios.

A posse da prefeita comunista é resultado dos avanços das forças de esquerda no país vizinho e se insere no contexto das vitórias alcançadas pelas forças progressistas na América Latina.
Representa de modo particular, os avanços do Partido Comunista do Uruguai que vem aplicando uma política de unidade das forças progressistas, através da Frente Ampla. Com um projeto avançado e uma política ampla, consegue influir decisivamente no processo em curso, contribuindo com o avanço da luta geral e ocupando espaços políticos destacados, ao mesmo tempo em que impulsiona a luta dos trabalhadores através da Central Única e não descuida da construção e fortalecimento partidário.

A posse de uma comunista na capital de um país do MERCOSUL revela este novo momento que a esquerda vive em nosso continente. Expressa o crescimento do movimento comunista que, a partir das lições tiradas da crise do socialismo, vai acumulando forças e abrir caminho para a retomada da luta socialista.

Sabemos que este processo é penoso, árduo e longo, mas conquistas como estas, abrem caminho para um novo acúmulo de forças. Com estas vitórias, os comunistas são chamados a demonstrem na prática – através da ação concreta dos governos que dirigem – ser possível melhorar a vida do nosso povo e ao mesmo tempo impulsionar o avanço da consciência e a convicção de que é possível construir uma nova sociedade.

Está de parabéns o povo uruguaio pelas conquistas obtidas e está de parabéns o Partido Comunista do Uruguai por esta grande vitória e pela contribuição que tem dado para o avanço da luta democrática, popular e socialista.

Adalberto Frasson
Membro da Comissão Política Nacional
E Presidente do PCdoB/RS