Juventude Brasileira, por Péricles Francisco

Artigo do presidente da União Colegial dos estudantes, Péricles Francisco

UCMG - Pedro Leão

O Brasil se libertava das garras da ditadura, da repressão. A Nação vinha de um momento de proibição das organizações de massa. Diante desta realidade, os jovens brasileiros que lutaram para se organizar e construir um movimento amplo, combativo e politizado se viram diante na necessidade de se construir um Brasil dirigido pelas forças democráticas e populares, sobretudo para construir um projeto de nação.

O Congresso Nacional serviu de palco, em 1984, para a construção de uma organização de juventude que é, hoje, a maior organização política de juventude do Brasil: a combativa UJS – União da Juventude Socialista. De lá para os dias de hoje, foram vários os jovens que fizeram história nesta combativa entidade. Seja através da UNE e da Ubes nas "Diretas Já", no "Fora Collor", no "Fora FHC", contra a guerra de George W. Bush, contra o imperialismo, e diversas outras campanhas que estavam de fato no seio da juventude.

Esta entidade tem como princípios defender os interesses dos estudantes, dos jovens cientistas, dos jovens trabalhadores, da galera do hip-hop, das jovens mulheres, dos jovens esportistas, dos jovens do movimento comunitário e de diversas outras frentes de juventude, buscando informá-los, politizando e mostrando aos mesmos o caminho da organização e da construção do socialismo com a cara do Brasil.

A União da Juventude sacode o mundo. Isso foi mostrado ao longo dos anos de história do movimento estudantil. Através da UNE e da Ubes, os estudantes escreveram e escrevem a verdadeira história do nosso povo. Jamais esqueceremos a contribuição dos estudantes secundaristas na luta pelo "Fora Collor", ao lado do povo com as caras pintadas, que construíram o impeachment de Fernando Collor de Melo.

Foram várias mobilizações e participações nas manifestações em todo País. E, em 2002, conseguimos eleger esse projeto de mudanças através do governo Lula. Foram vários avanços, como o ProUni, o ProJovem, as discussões com o movimento social brasileiro, a criação do Conselho Nacional e da Secretaria Nacional de Juventude, além diversas outras políticas voltadas para a juventude e para a sociedade brasileira como um todo.
Estamos em defesa da educação, da saúde, políticas públicas para juventude e sem sombra de dúvida, em defesa da juventude, do Brasil e do socialismo.

Péricles Francisco dos Santos