Após dez anos, começam os testes do metrô de Salvador

Depois de longos dez anos de espera, parece que o metrô de Salvador finalmente vai entrar em operação. Segundo informações da Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura, os trens serão colocados nos trilhos na próxima semana e os testes devem começar em no máximo 15 dias. Esta fase vai durar aproximadamente seis meses e o transporte de passageiros deve começar nos primeiros meses de 2011. O percurso será de cerca de 6 km, ligando as estações do Acesso Norte e Lapa.

O metrô de Salvador já se tornou motivo de piada nacional. Iniciadas no ano 2000, as obras já consumiram cerca de R$ 525 milhões e foram paralisadas várias vezes. Irregularidades na licitação e aplicação de recursos são algumas das motivações das ações do Ministério Público Estadual e Federal, que continuam em tramitação na Justiça. Na última ação, paralisada por força de uma liminar, o Ministério Público Federal (MPF) investiga fraudes na licitação, formação de um consórcio oculto feito entre a Camargo Corrêa, Andrade Guttierrez, Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão e Constran, entre outros crimes.

Desde abril, as obras do metrô estão sendo investigadas por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Assembléia Legislativa da Bahia. Presidida pelo deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), a CPI já convocou diversos atores envolvidos nas ações para as sessões, com objetivo de esclarecer se houve irregularidades e que pode ser feito para agilizar a conclusão das obras.

Pensado para desafogar o tráfego e melhorar o sistema de transporte público, o metrô virou um grande problema para a cidade. A construção do primeiro trecho de 12 km, ligando a estação Pirajá e a Lapa, prevista para ser entregue em 2003, sofreu sucessivos atrasos, causando congestionamentos e frustrando a população. Agora, quase 10 anos depois do início das obras, a Prefeitura promete colocar os trens em operação no início de 2011, mas promessas semelhantes já foram feitas outras vezes. Agora só resta esperar que o metrô entre nos trilhos.

De Salvador,
Eliane Costa