Sem categoria

Construção do socialismo é algo vivo, diz embaixador do Vietnã

Mais um passo foi dado no estreitamento das relações entre o PC do Vietnã e o PCdoB. O embaixador Duong Nguyen Tuong esteve hoje (27) na sede do Comitê Central, em São Paulo, onde foi recebido pelo secretário de Relações Internacionais, Ricardo Alemão Abreu. “Temos relações muito próximas com os camaradas brasileiros. Os dois partidos buscam o socialismo conforme as condições de seus países”, declarou o diplomata. Para ele, “a construção do socialismo é algo vivo, em desenvolvimento”.

 
Duong Nguyen Tuong (centro), acompanhado de delegação, conversa com comunistas brasileiros  

Acompanharam a reunião dois representantes da embaixada vietnamita e os membros do Comitê Central, Ronald Freitas, secretário de Planejamento, e Sérgio Barroso, diretor da Fundação Maurício Grabois.

Dentre as decisões tomadas durante a reunião estão a implementação de ações visando aproximar ainda mais os dois partidos – como um encontro, em breve, entre o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e o embaixador Duong Nguyen Tuong .

Também estão previstas trocas de delegações com o objetivo de que os comunistas vietnamitas e brasileiros aprendam mutuamente sobre o processo de construção do socialismo no Vietnã, o atual processo político brasileiro e troquem experiências sobre a construção partidária, a política de quadros e de formação e o trabalho com a juventude. Além disso, em breve os dois partidos devem assinar acordo de cooperação prevendo atividades variadas, entre elas a troca de pesquisadores da Fundação Maurício Grabois e de institutos vietnamitas.

Em 2011, o Partido Comunista do Vietnã realizará seu próximo congresso. “Será uma oportunidade para ouvirmos o nosso povo”, esclareceu Duong Nguyen Tuong. Segundo ele, “este é um aspecto fundamental de nossa democracia porque hoje o PCV é um partido nacional, vanguarda dos trabalhadores e do povo”.

Relações Brasil-Vietnã

Do ponto de vista das relações entre os dois países, estão agendados encontros entre o diplomata e autoridades do governo brasileiro. “As relações com o Brasil são muito boas. Queremos assinar acordos envolvendo a área de petróleo, a agricultura e parcerias técnico-científicas”, colocou Duong Nguyen Tuong.

Apesar de ressaltar a distância como um dificultador das relações, o embaixador salientou que ainda há muito espaço para ampliação dos negócios entre Brasil e Vietnã. “Temos uma relação comercial que movimenta 560 milhões de dólares e estamos tentando chegar ao final deste ano com 800 milhões, mas ainda é pouco. Tudo isso pode ser ampliado”, disse.

Debate estratégico e eleições

 
  Barroso, Alemão e Freitas durante reunião

Inicialmente, a reunião entre os dirigentes tratou da atual crise do sistema capitalista, a decadência relativa dos Estados Unidos no plano mundial, a tendência crescente à multipolarização e a experiência de ampliação de governos populares e de esquerda na América Latina.

O Programa Socialista do PCdoB foi outro ponto de pauta das conversas. “Dentro de nossa estratégia de transição para o socialismo nas condições brasileiras, sabemos a importância que tem a acumulação revolucionária de forças”, explicou Alemão.

Neste sentido, “os dois mandatos de Lula, a busca pela eleição de Dilma Rousseff e a implantação de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento são passos fundamentais no rumo da transição ao socialismo, nosso rumo”, explica.

Dentro desse novo projeto, destacam-se, como questões-chave, a integração regional, a soberania nacional, a democracia e as conquistas sociais. Para alcançar tais objetivos, Alemão lembrou que os comunistas brasileiros investem na atuação institucional – em governos e parlamentos –, nos movimentos sociais e no campo da luta de ideias.

Alemão também tratou da importância do pleito deste ano para a continuidade do ciclo aberto por Lula tanto através da eleição de Dilma Rousseff quanto na escolha de novos governantes e parlamentares “comprometidos com um programa avançado para o Brasil”.

Da redação