Sem categoria

Ibope: aliados de Dilma venceriam no 1º turno em Minas e no Rio

Em Minas Gerais e Rio de Janeiro – os dois estados considerados mais decisivos, “fiéis da balança”, na corrida presidencial de 2010 –, aliados da presidenciável Dilma Rousseff lideram com ampla vantagem. Segundo pesquisas Ibope/O Estado de S. Paulo/Rede Globo, se as eleições fossem hoje, tanto o governador e candidato à reeleição no Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), quanto o senador e candidato ao governo mineiro, Hélio Costa (PMDB), venceriam já no primeiro turno da disputa.

No Rio, Cabral tem 58% das intenções de voto – quatro vezes mais do que o segundo colocado, Fernando Gabeira (PV), que tem 14%, apesar de receber o apoio dos presidenciáveis José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). Eduardo Serra (PCB) aparece com 2%. Cyro Garcia (PSTU) e Fernando Peregrino (PR) têm 1% cada e Jefferson Moura (PSOL) não pontuou. Brancos e nulos são 12% e 11% estão indecisos.

Foram realizadas 1.204 entrevistas no estado entre os dias 27 e 29 de julho. A pesquisa está registrada no TER-RJ sob protocolo nº 62183/2010 e no TSE sob protocolo nº 20797/2010, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Já Hélio Costa – que foi ministro das Comunicações no governo Lula – lidera as intenções de voto para o governo de Minas Gerais com 39%. Antonio Anastasia (PSDB), que foi vice-governador de Aécio Neves (PSDB) e dará palanque a Serra, aparece com 21%.

Vanessa Portugal (PSTU) tem 2%. Os candidatos Edilson Nascimento (PTdoB), Fábio Bezerra(PCB), Pepê (PCO), Professor Luiz Carlos (PSOL) e Zé Fernando Aparecido (PV) têm 1% cada um. Brancos e nulos são 8% e indecisos somam 25%. Foram realizadas 1.806 entrevistas em Minas entre os dias 26 e 29 de julho. A pesquisa está registrada no TER-MG sob protocolo nº 54379/2010 e no TSE sob protocolo nº 20792/2010. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Da Redação, com agências