Coligações puramente eleitorais desmoralizam a política,diz Sávio

As coligações entre candidatos de diferentes partidos, tão recorrentes em tempos de campanha eleitorais, foram severamente criticadas pelo candidato ao Senado pelo PCdoB, o jornalista Sávio Hackradt, nesta terça-feira (3), em entrevista ao jornal 96fm.

Sávio
Segundo ele, esse tipo de manobra contribui para a desmoralização da atividade política, tanto no Brasil, quanto no Rio Grande do Norte.

“As coligações meramente eleitorais são uma vergonha. Uma manobra na qual se unem dois candidatos, sem que tal união implique em uma identificação no que diz respeito às visões políticas de ambos, visando apenas a promoção de seus nomes; é um desrespeito ao eleitor”, disse, durante entrevista ao Jornal 96, da 96 FM.

Para ele, as alianças deveriam ser formadas apenas por partidos com perfil semelhante, fato que possibilitaria o fim da discrepância vista no processo eleitoral atual. “As coisas estão em tal situação que é possível identificar candidatos que apóiam dois candidatos ao governo ao mesmo tempo”, declarou.

Apesar de criticar veementemente este tipo de prática, o candidato não propõe a total abolição das coligações. Ele sugere, porém, a criação de certas regras que orientem a união entre os aliados. “Em minha opinião, as coligações não deviam durar apenas o tempo da campanha, mas se estender até depois do processo eleitoral, englobando os mandatos dos candidatos”, afirma.

Com isso, Sávio acredita que o eleitor terá mais segurança ao escolher seus governantes. “Sabendo que as coligações serão mantidas após o período de campanha, as chances de os eleitores serem surpreendidos com uma repentina mudança de conduta de seus candidatos serão pequenas".
 

Portal Nominuto.com