Luciana Santos, histórico de lutas pela UPE

Nesta segunda- feira (2), Luciana Santos fez panfletagem na Politécnica e FCAP. A candidata à deputada federal, sempre esteve atenta as necessidades dos estudantes das universidades de Pernambuco, uma vez que ela mesma esteve à frente de muitas lutas estudantis onde realmente iniciou sua carreira política.

Luciana PE

Ainda como deputada estadual, no começo da década de 1990 (foto acima), Luciana foi uma das lideranças políticas que encabeçaram o movimento contra a tentativa do então governador Jarbas Vasconcelos de privatizar a universidade.

Anos depois, como secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente voltou a se envolver de corpo e alma com a causa dos alunos da Universidade de Pernambuco- UPE. Junto com o governador Eduardo Campos obteve outra vitória importantíssima para a educação pernambucana, que foi a gratuidade dos 24 cursos da UPE. No dia 14 de dezembro do ano passado (2009), Eduardo Campos assinou o decreto e cumpriu mais uma conquista para o povo do Estado. 

A luta do Governador Eduardo  Campos, candidato a reeleição e Luciana Santos, candidata a deputada federal, corrigiu uma distorção histórica causada pelos governos de direita. A UPE era a única universidade estadual pública que cobrava mensalidade. A nova vitória de Luciana junto aos movimentos estudantis passou a beneficiar cerca de 7.500 alunos.

Fonte: site da candidata www.luciana6513.com.br