Bahia lidera crescimento no Nordeste

Pesquisa divulgada pelo Banco Central do Brasil – BC, nesta terça-feira (03/8), apontou a Bahia como o estado que apresentou o maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), em toda região Nordeste, no primeiro trimestre deste ano. Segundo o Índice de Atividade Econômica Regional, a Bahia cresceu 9,5% em comparação com o mesmo período de 2009. Ceará e Pernambuco ficaram na segunda e terceira posição, respectivamente com 8,9% e 7,8%.

“A Bahia sempre teve uma liderança natural na região pelo peso da sua economia que, comparativamente, é a maior mesmo. Há outros estados, especialmente Ceará e Pernambuco, que sempre tiveram um papel destacado, mas que não tem a mesma punjância da economia baiana”, destacou o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, Nilton Vasconcelos. Segundo ele, a expansão do PIB se deve aos investimentos de ordem pública e privada; especialmente em termos de infraestrutura, habitação, logística, rodovias e ferrovias, associado ao bom momento que o Brasil vive no período pós-crise.

“Contribui também o fato de o estado ter uma matriz econômica diversificada; um pólo petroquímico que é referência na América do Sul; uma indústria metal-mecânica crescente, sobretudo após a implantação da fábrica da Ford, que tem tido um peso forte em participação no mercado brasileiro; os editais lançados para ampliar a extração de minérios de ferro e níquel; o crescimento da produção de commodities agrícolas no Oeste do estado; e o fortalecimento da fruticultura na região do São Francisco”, arrematou Vasconcelos.

O relatório do BC revelou ainda que, ao contrário do Nordeste, as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste registraram redução no ritmo de expansão. No Norte, houve continuidade na recuperação da atividade econômica.

De Salvador,
Camila Jasmin