Sem categoria

Chávez rejeita embaixador dos EUA designado para a Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje (8/9) que o embaixador dos Estados Unidos designado para atuar em Caracas, Larry Palmer, foi reprovado ao cargo pelas declarações que fez no Senado e pediu ao presidente americano, Barack Obama, que arranje outro candidato.

"Como Obama acha que vou aceitar esse embaixador? O melhor é que o retire. Não insista, ele mesmo se desabilitou", disse Chávez em seu programa dominical de rádio e televisão.

No último dia 3, Palmer disse no Comitê de Relações Exteriores do Senado norte-americano que o moral dos militares venezuelanos era "consideravelmente baixo, particularmente devido a designações orientadas pelo político". A afirmação do diplomata estava entre as respostas a um questionário de 12 perguntas que os senadores lhe formularam para avaliar sua idoneidade como novo embaixador em Caracas.

Com suas declarações, Palmer "rompeu todas as regras da diplomacia, intrometendo-se conosco e, inclusive, com as Forças Armadas, talvez para buscar o aplauso dos senadores", considerou Chávez. "O melhor que pode fazer o governo dos Estados Unidos é buscar outro candidato para avaliar. Eles devem ser os primeiros a entender isso", argumentou o governante venezuelano.

Chávez disse também que apoiava totalmente a resposta que o alto comando militar venezuelano deu a Palmer, negando que houvesse um estado de baixo moral entre as Forças Armadas.

Fonte: EFE