Sem categoria

Incêndios nos arredores de Moscou podem mudar capital da Rússia

O desastre natural que a região de Moscou está vivendo, com numerosos incêndios na província e uma grave contaminação do ar na cidade, pode obrigar o governo do país a mudar a capital da Rússia para outra cidade, revelou nesta quarta-feira o jornal Niezavíssimaya Gazieta.

A catástrofe provocou a retirada de algumas missões diplomáticas estrangeiras de Moscou. O primeiro a evacuar seus cidadãos foi o governo alemão, que fechou a embaixada por tempo indeterminado. Em seguida, seu exemplo foi seguido pelas autoridades búlgadas.

As missões da Áustria, Polônia e Canadá também anunciaram a evacuação de parte de seu pessoal. Mulheres, crianças e familiares de diplomatas são evacuados em primeiro lugar.

Especialistas se perguntam que outros países tentarão proteger seus funcionários da fumaça tóxica que cerca Moscou. É possível que um deles sejam os Estados Unidos, que já recomendou a seus cidadãos que evitem viajar para a Rússia, já que sua saúde pode sofrer prejuízos.

Segundo meios internacionais, passar um par de hora ao ar livre em Moscou equivale agora a fumar dois maços de cigarro.

A alta contaminação do verão de 2010 fez da capital russa um lugar pouco apto para viver. Os níveis de monóxido de carbono no ar de Moscou ultrapassam em muito o máximo parmitido, e a fumaça que envolve a cidade dia e noite é diretamente perigosa para a saúde.

Por tudo isso, não seria tão descabido supor que o resto das missões diplomáticas também terminassem abandonando a capital russa. E no caso disso acontecer, seriam seguidas pelos "grandes" do mundo dos negócios russo, a elite da cultura e os altos funcionários.

Embora os líderes da nação, presidente e premiê, continuem em Moscou para aplacar o pânico, é óbvio que, seguindo vigente o declarado estado de "desastre natural" por tempo indeterminado, o tema de mudar a capital russa para outra cidade voltará inevitavelmente a tomar conta da agenda política.

Se trata de uma questão que vem sendo debatida pela elite política do país há já algum tempo. Na opinião de alguns especialistas, existe atualmente na Rússia um lobby muito forte para mudar a capital do país para São Petersburgo. Os incêndios e a fumaça se tornaram agora os maiores pretextos para isso.

Fonte: RIA Novosti