CONEM apresenta Plataforma Política feminista

 O Conselho Estadual da Mulher (CONEM) realizou, na tarde da última quinta-feira (12), um ato público de apresentação da plataforma política feminista para as eleições 2010. 

O evento ocorreu no auditório da Área IV da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e contou com a participação de representante das cinco coligações que concorrem ao Palácio das Esmeraldas.

A mesa de trabalho foi composta pelos candidatos ao governo, além de representantes da PUC-GO, da Agência Goiana dos Municípios (AGM), dos Conselhos Estaduais de Promoção da Igualdade Racial (CONPIR); da Juventude (CONJUVE); de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT); e da Mulher (CONEM); além de candidatos ao Senado.

A presidente do CONEM, Ana Rita Marcelo de Castro, falou sobre a “inferiorização” da mulher ao longo do processo histórico. Para ela, o homem impôs uma situação em que as mulheres ficaram “às margens dos espaços de decisão e de poder”. “Mesmo assim, nunca nos calamos, e fomos protagonistas da construção das conquistas do nosso tempo”, disse. Segundo ela, para haver desenvolvimento é preciso equidade de gênero.

Ao final, houve a leitura de uma carta dirigida aos possíveis governantes que assumiram o poder em 2011. Os representantes de partidos políticos presentes ao ato receberam a carta, assumindo um compromisso com as bandeiras defendidas pelas mulheres. Em nome do PCdoB, compareceram Aldo Arantes (Secretário Nacional de Meio Ambiente do partido e ex-deputado federal), Fábio Tokarski (candidato a deputado federal), Lucia Rincon (candidata a deputada estadual) e Ana Carolina Barbosa (presidente do Centro Popular da Mulher – CPM).

Texto: Paulo Victor Gomes