Propaganda eleitoral na TV e no radio começa na terça-feira

A partir desta terça-feira (17/8), os eleitores e eleitoras terão a oportunidade de conhecer melhor os candidatos para o pleito de outubro com o início da propaganda eleitoral na televisão e no rádio. Os programas serão veiculados em rede estadual de radio e TV. Já as inserções durante a programação normal das emissoras serão exibidas de acordo com o plano de mídia definido pelo TRE com base no tempo que cada coligação ou partido tem direito.

Nos programas eleitorais para o rádio, a primeira transmissão acontece às 7h; e a segunda, ao meio-dia. Na TV, o programa será veiculado às 13h e às 20h30. Candidatos à Presidência da República falam às terças, quintas e sábados, juntamente com os postulantes à Câmara Federal. Já os candidatos a governador, senador e deputado estadual apresentam suas propostas ao público às segundas, quartas e sextas-feiras.

Pela primeira vez, o PT terá maior tempo que seus adversários no programa eleitoral; tanto na Bahia, com Jaques Wagner candidato à reeleição, quanto a nível nacional, com Dilma Rousseff. A candidata desponta com 10 minutos e 38 segundos nos dois programas diários para presidente, de 25 minutos cada. A vantagem sobre José Serra (PSDB) é de pouco mais de 3 minutos, enquanto Marina Silva (PV) conta apenas com um minuto e 23 segundos de programa. Plínio de Arruda (PSOL) tem 1 minuto e os demais candidatos – Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria de Almeida (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) – fecham em 55 segundos.

A divisão do tempo corresponde ao número de deputados que os partidos da coligação têm na Câmara: quanto maior o número de partidos coligados e a representatividade de cada um no Congresso Nacional, maior é o tempo do candidato no programa eleitoral. Com oito partidos integrando a coligação “Pra Bahia Seguir em Frente” (PT-PCdoB- PDT-PP- PSB-PRB-PHS-PSL), Jaques Wagner conta com 5 minutos e 19 segundos. Geddel (PMDB) tem 4 minutos e 57 segundos e Paulo Souto ficou com 3 minutos e 55 segundos. Luiz Bassuma (PV) agregou apenas 1 minuto e 9 segundos. Os demais candidatos – Marcos Mendes (PSOL) Professor Carlos (PSTU) e Sandro Santa Bárbara (PCB) – terão menos de um minuto para falar com público na TV e no rádio.

Segundo informações das assessorias, o programa de Wagner, durante a primeira semana, irá traçar uma retrospectiva da sua trajetória política com foco nas realizações do Governo ao longo de três anos e meio, com intuito de consolidar o favoritismo que o atual governador vem apresentando nas pesquisas de intenção de votos que, desde novembro, apontam sua vitória em primeiro turno. Já no programa de Souto, que aparece em segundo lugar nos levantamentos de voto, a estratégia é mostrar que o candidato é um político que cumpre com o que promete e que conhece bem a Bahia. Em terceiro nas pesquisas, Geddel irá discorrer sobre propostas nas diversas áreas e destacar as ações quando foi ministro da Integração Nacional.

Quem inaugura o Horário Eleitoral na Bahia, em ordem definida por sorteio, é o candidato Sandro Santa Bárbara. Na sequência, Paulo Souto (DEM) e Wagner(PT), encerrando com Geddel(PMDB). No caso dos candidatos à Presidência, o primeiro a falar é Serra. Dilma e Marina seguem na ordem, levando-se em conta os mais bem colocados nas pesquisas.

De Salvador,
Camila Jasmin com agências