Sem categoria

Inácio Arruda diz que Amazônia pode eleger 2 senadores do PCdoB

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) disse que a campanha da deputada federal Vanessa Grazziotin por uma das vagas ao Senado no Amazonas é muito consistente. No Acre, a situação é similar com Edvaldo Magalhães. Ambos possuem amplo apoio das principais lideranças políticas nos seus estados e estão num bom nível de campanha.

“A Amazônia pode concretamente eleger dois senadores do PCdoB”, apostou Inácio, que esteve na segunda (23) em Manaus contribuindo com a candidatura de Vanessa.

“Quando disputei a eleição no Ceará cheguei ao empate com meu adversário (Moroni Torgan) faltando três dias para as eleições. A Vanessa já chegou nessa fase e tem amplas condições de ampliar sua votação”, avaliou Inácio.

Ele fez referência a pesquisa mais recente da empresa Perspectiva que apresenta a candidata com 39,3% das intenções de votos contra 39% do tucano Arthur Virgílio na luta pela segunda vaga ao Senado.

O ex-governador Eduardo Braga, que compõe chapa com Vanessa, está na liderança isolada com 83%.

Na avaliação de Inácio o atual momento para a candidata exige tranquilidade e campanha intensa na capital e no interior em dobradinha com Eduardo. “Essa parceria está apresentando resultado”, disse.

Segundo ele, o eleitorado amazonense está identificando que com a eleição de Dilma Rousseff, que tem 67,3% da preferência, o Amazonas pode ser mais beneficiado tendo dois senadores da base.

“O Eduardo Braga é da base aliada desde o início do governo Lula. Os dois ajudaram no desenvolvimento econômico do Estado, onde, é claro, muita coisa ainda precisa ser feita. A Vanessa é defensora da economia e dos trabalhadores amazonenses. Ela apresentou uma emenda que prorrogou de fato a Zona Franca”, afirmou o senador.

Campanha de Dilma

O senador cearense, que participa do comando nacional da campanha de Dilma, ao lado do presidente do partido, Renato Rabelo, e da vice-presidente Luciana Santos, disse que a presidenciável deve vir ao Amazonas fazer campanha, mesmo com dois candidatados da base disputando o governo: Omar Aziz (PMN), candidato à reeleição, e o ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR).

“Não haverá problemas. Em São Paulo temos três palanques da base e Dilma faz campanha com todos. A orientação do comando é que a candidata vá em todos os Estados, isso é uma questão simbólica muito grande”, explicou.

Em entrevista ao jornal A Crítica, publicada na edição desta terça (24), ressaltou que os esforços da campanha de Dilma estão concentrados nos três maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, como parte da estratégia para tentar garantir a vitória no primeiro turno.

De Manaus,
Iram Alfaia