Sem categoria

TSE distribui cartazes para ajudar eleitor e agilizar voto

Nas eleições deste ano, os eleitores terão de escolher seis candidatos – a presidente da República (dois algarismos para cada candidato), governador (dois algarismos), dois senadores (três), deputado federal (quatro) e estadual ou distritais (cinco). Para ajudar nessa empreitada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou cartazes com orientação aos eleitores.

Com a inscrição “Voto é secreto, mas não tem mistério”, foram confeccionados mais de 54 milhões de cartazes que serão encaminhados aos tribunais regionais eleitorais de todo o país e também serão fixados em ônibus por todo o Brasil.

Além de orientar o voto diante das urnas, o TSE pretende dar mais celeridade ao processo de votações, evitando as filas formadas por pessoas que, na hora de votar, se atrapalham ou demoram para lembrar o número de seus candidatos.

São mais de 25 toques na urna eletrônica. Se errar a digitação do número, o eleitor deve cancelar a operação para corrigi-la, o que provoca demora no registro do voto. O TSE tem, em seu site, um gerador de cola – modelo da cédula que pode ser preenchida e impressa pelo eleitor para servir de guia em frente à urna.

Além do destaque para a obrigatoriedade de apresentação dos dois documentos –um documento oficial com foto e o título eleitoral, o cartaz tem explicações sobre como votar: o primeiro voto é para deputado estadual /distrital. Para esse cargo são cinco dígitos. Após conferir o nome, a foto e número, o eleitor deve pressionar a tecla “confirma” ou “corrige”, se tiver errado.

O segundo voto é para deputado federal. Agora são quatro dígitos. O procedimento é o mesmo para confirmar ou corrigir; o terceiro e o quarto voto são para as duas vagas a senador. O número deverá ter três dígitos. A novidade é que agora, ao digitar o número, aparecerão também as foto e os dados dos suplentes. O eleitor deve escolher dois candidatos diferentes.

O quinto voto é para governador. Ao digitar o número do candidato, a tela mostrará também os dados e foto do candidato a vice na mesma chapa. Nesse voto são somente dois dígitos. O sexto voto é para presidente. Também são dois dígitos e, da mesma forma, ao digitá-los, aparecerão a imagem e os dados do candidato a vice.

Para votar em branco, o eleitor deve pressionar a tecla “branco” e depois “confirma”. Se desejar votar em branco para todos os cargos deve repetir o procedimento um a um. O estará concluído assim. A urna emitirá um sinal sonoro mais longo e a tela exibirá a mensagem “FIM”.