Sem categoria

A cultura brasileira se encontrará no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro (RJ) sediará, entre os dias 4 e 6 de setembro, o Encontro da Diversidade – A Independência da Cultura. O evento reunirá cerca de 1500 pessoas para celebrar a mistura cultural do País com representantes de diversos segmentos culturais – indígenas, quilombolas, ciganos, comunidades tradicionais de terreiro, LGBT, mestres de folguedos, imigrantes, pessoas com deficiência, trabalhadores urbanos e rurais, jovens e crianças.

Promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o encontro também promoverá a 1ª Reunião Técnica do Mercosul sobre a Diversidade Cultural, no sábado dia 4. O Encontro da Diversidade acontecerá no Espaço Fundição Progresso e as apresentações artísticas, que acontecerão todas as noites do evento, aberta ao público, serão nos Arcos da Lapa.

A abertura do evento será no dia 4, às 20h, após o Cortejo da Diversidade Cultural, que saíra do Espaço Fundição até a arena dos Arcos da Lapa. O cortejo contará com o grupo de percussão infanto-juvenil paulista As Valquírias, com o bloco afro do Ponto de Cultura Ilú Obá De Min, também de São Paulo e com o Mamulengo Só Risos, de Pernambuco, entre outros grupos. Em procissão, os participantes acompanharão 12 bonecos gigantes vindos de Olinda e a Cobra Grande, com 50 metros de comprimento.

Além dos shows, o Encontro terá feira de produtos artesanais e exposições de fotografia e grafitagem. Manuel Salú, filho do Mestre Salú, fundador do Maracatu Piaba de Ouro, de Pernambuco, prepara o Estandarte da Diversidade. São 10 metros de tecido bordado por Manuel e a comunidade Cidade Tabajara de Olinda com os símbolos da diversidade.

Números do Encontro

1500 convidados.

14 segmentos sociais: culturas populares, indígenas e ciganas, LGBT, crianças, idosos, jovens, mulheres, imigrantes, trabalhadores urbanos e rurais, saúde mental, pessoas com deficiência, povos de terreiro.

1000 artistas em três shows na Lapa.

Três mil degustações da Queima do Alho – comida feita por representantes da Festa do Peão de Barretos (SP).

Palco arena de 346 metros quadrados.

Maior estandarte já feito a mão, com 10mx6m bordados.

Serviço

O quê: 1ª Reunião do MERCOSUL Sobre a Diversidade Cultural e Encontro da Diversidade – A Independência da Cultura
Quando: De 4 a 6 de setembro de 2010
Onde: Fundição Progresso – Arcos da Lapa, Rua dos Arcos, s/n° – Lapa
Entrada franca para os shows com distribuição de senhas
Programação completa: www.cultura.org.br/sid