PI sediará Encontro Internacional sobre Políticas de Intercâmbio

Novembro será em definitivo o mês da lusofonia no Piauí. A capital sediará, nos dias 15, 16 e 17, o II Encontro Internacional sobre Políticas de Intercâmbio promovido pela Cena Lusófona, em parceria com o Festluso (Festival de Teatro Lusófono), cuja terceira edição acontece de 15 a 21 de novembro. 

O objetivo do evento é reunir os responsáveis institucionais e agentes culturais dos oito palcos lusófonos  (aos quais se junta, como parceiro privilegiado, a Galizia) para ultrapassar as barreiras da falta de comunicação entre esses gestores. Este tem sido o impedimento prático para o crescimento do teatro como ferramenta de promoção da Língua Portuguesa.
 
Sobre a Cena Lusófona
 
A Cena Lusófona nasceu em 1996, na sequência de um programa de intercâmbio concebido a convite do Governo Português. A intenção foi construir um programa integrado, capaz de encontrar âncoras em parceiros locais, de fomentar a participação de todos os envolvidos, de criar raízes.
 
Trabalhando com todos os países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), a Cena tem desenvolvido diversas atividades: circulação de espectáculos, planos continuados de formação, reconhecimento e apoio à qualificação de espaços cénicos nos países africanos, constituição de Centros de Intercâmbio Teatral, edição e divulgação da dramaturgia de língua portuguesa, constituição de um Centro de Documentação e Informação especializado, investigação especializada sobre a tradição oral, organização de um festival itinerante pelos vários países, lançamento de pontes para o diálogo entre o universo lusófono e a Galizia. A constituição, enfim, de uma comunidade teatral de língua portuguesa, como base imprescindível para o inter-conhecimento, para a identificação das especificidades de cada caso, para a reciprocidade, para o trabalho conjunto, para a cooperação e para a solidariedade.