Sem categoria

Semana da Pátria em Brasília destaca cultura popular

“Viva o Brasil que existe em cada um de nós”. Esse é o mote escolhido pelo governo para comemorar a Semana da Pátria, que começou no dia 1o e se encerra na terça-feira – dia Sete de Setembro. As celebrações, que tem como tema a “Cultura popular como ferramenta para a promoção da paz”, destacam as diferentes manifestações da cultura popular brasileira, como o frevo, a capoeira, o bumba-meu-boi entre outras.

Semana da Pátria em Brasília destaca cultura popular - Secretaria de Comunicação/PR

O desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, é o ponto alto das comemorações. Cerca de 30 mil pessoas devem assistir ao desfile, que consta de apresentações civis e militares, sendo concluído com a tradicional Esquadrilha da Fumaça.

A infraestrutura do evento já está montada desde a semana passada, com arquibancadas cobertas para 20 mil pessoas, espaço para imprensa, tribunas para autoridades e convidados, sistema de som para dois mil metros, três telões, 300 banheiros químicos e 14 mil metros de barricadas. O desfile será transmitido ao vivo pela TV NBR, a partir das 9 horas da manhã.

Nesse final de semana, nos dias 4 e 5, acontecerá a Exposição da Independência, aberta das 9 às 17 horas, no Parque da Cidade, área central da cidade, com ampla programação, destacando mostra de meios de combate, oficinas, simuladores, maquetes e muita informação.

Serviços e recreação

A exposição será composta de apresentação de trabalhos, equipamentos e informações das três forças militares – Exército, Marinha e Aeronáutica. Também serão disponibilizados serviços, oficinas e atividades recreativas aos visitantes, como a confecção dos famosos Nós e Voltas de Marinheiro, com o auxílio de Marinheiros especialistas em “arte naval” e simulação de voo em um Tucano da Esquadrilha da Fumaça.

O público pode conhecer o trabalho desenvolvido pela Marinha no Continente Antártico, no Arquipélago de São Pedro e São Paulo e na Amazônia Azul, além dos transportes militares como as embarcações utilizadas nas ações de Inspeção Naval, Carros de Combate, mísseis e vários equipamentos de combate.

O público infantil vai ganhar atenção especial com orientações sobre odontologia preventiva e distribuição de “kits de escovação”, oficinas de balões e de montagem de maquetes de papel das aeronaves da FAB, além de pintura de rosto. As crianças poderão ainda vestir o macacão de piloto e tirar fotografias em frente à aeronave.

O público da terceira idade será contemplado com aferição da pressão arterial e do índice glicêmico.

A exposição apresentam ainda maquetes, painéis de fotografias e exibição de vídeos. Serão disponibilizados ainda informativos sobre as diferentes formas de ingresso nas Forças Aramadas. A Rádio Força Aérea também estará presente, transmitindo uma programação especial com entrevistas, quiz interativo e diversos sorteios de brindes.

De Brasília
Márcia Xavier