Sem categoria

Ministro discute Copa de 2014 com atletas em Salvador

A presença do ministro Orlando Silva, nesta sexta-feira (10), na Bahia confirma a atenção do governo federal aos projetos da cidade de Salvador para a Copa de 2014. O ministro vem à capital baiana com o objetivo de discutir a capacidade da cidade sediar a abertura da Copa de 2014. O evento organizado pelos deputados comunistas Daniel Almeida (federal) e Javier Alfaya (estadual) reunirá atletas, professores e estudantes de educação física e outros interessados no tema.

Para Daniel, tanto a Copa do Mundo de 2014, quanto as Olimpíadas de 2016 oferecerão oportunidades infinitas para o desenvolvimento do esporte no Brasil, assim, “os profissionais da área devem receber o máximo de informações para integrarem o evento, desde a preparação até a execução”, afirmou.

A Copa do Mundo de 2014 vai produzir um efeito multiplicador nos investimentos no País e injetará R$142,39 bilhões na economia. O resultado será a criação de 3,63 milhões de empregos e R$63,48 bilhões de renda para a população até a realização do evento. Os dados fazem parte do estudo Brasil Sustentável – Impactos socioeconômicos da Copa do Mundo2014 , desenvolvido pela Ernst & Young em parceria com Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Sede da abertura

O Governo da Bahia entregou uma carta do Ministro do Esporte, no último dia 29, dia da implosão do estádio Fonte Nova, colocando a Bahia como candidata a sediar a abertura dos jogos da Copa.

“É um bom sinal que a Bahia tenha esse interesse, vou transmitir pessoalmente a
intenção da Bahia para a Fifa, mas quem decide é a Fifa", disse o ministro. Segundo ele, para ser sede de um evento desse porte o Estado terá que apresentar uma infra-estrutura compatível.

Um dos obstáculos que pode impedir a abertura em Salvador é a capacidade da Nova Fonte Nova. O estádio poderá receber até 50.433 pessoas, menos do que o mínimo desejado pela Fifa (65 mil). No entanto, as autoridades baianas já estão trabalhando com empresas de engenharia que fizeram a ampliação temporária dos estádios de Durban e Green Point para a Copa da África do Sul.