Teixeira diz que Bahia tem condições de sediar abertura da Copa

A campanha para que a festa e o jogo de abertura da Copa do Mundo de Futebol de 2014 sejam realizados na Bahia ganhou mais força nesta quarta-feira (15/9). Em um evento realizado no Rio de Janeiro, o presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014, Ricardo Teixeira, afirmou que Salvador tem condições de sediar a abertura da competição. Ele destacou o fato do estádio da Fonte Nova poder ser ampliado para 65 mil lugares.

"Recebi um documento da Bahia, que levei ao comitê para analisar, dizendo que eles elevarão o estádio para o número mínimo [de capacidade para abertura] de 65 mil, que isso seria factível. Estrutura hoteleira e outras coisas, a Bahia tem", disse Teixeira.

A declaração não surpreendeu o secretário extraordinário para Assuntos da Copa (Secopa), Ney Campello. “Ricardo Teixeira só ratificou o que disse na reunião realizada segunda-feira, no Rio, quando entregamos um documento que oficializa o pedido da capital baiana para sediar a abertura do Mundial, o portifólio de apresentação de Salvador, mostrando a infraestrutura e a história da cidade, e cartas de apoio de cidades e estados do Norte e do Nordeste”, afirmou o secretário.

Campello ressaltou ainda que o presidente do comitê organizador da Copa ficou impressionado com a qualidade da apresentação e da infraestrutura oferecidos pela cidade, principalmente em relação à rede hoteleira. “Salvador tem uma quantidade de leitos disponíveis semelhante ao Rio de Janeiro. Já mostramos também que temos capacidade de organizar eventos para mais de 400 mil pessoas, como acontece todos os anos no carnaval. Além disso, temos o apoio de diversas cidades do Norte e Nordeste o que dá à nossa candidatura um caráter regional”, enfatizou.

Ainda segundo o secretário, a Secopa está estudando a realização de um grande evento público para o lançamento oficial da campanha pela realização da abertura da Copa em Salvador. “A data, o local e os detalhes do evento ainda estão sendo discutidos, mas a nossa intenção é envolver os artistas, as autoridades e toda a população nesta campanha”, concluiu Campello.

Na reunião da última segunda-feira, as autoridades baianas convidaram o Comitê Organizador Local da Copa 2014 para conhecer de perto o projeto apresentado, a infraestrutura e os atrativos de Salvador.

De Salvador,
Eliane Costa