Educadores e moradores de Goiana declaram apoio a Luciano

Política e educação foram temas do encontro ocorrido na tarde de quinta-feira (16), no Clube Saboeira, em Goiana, litoral Norte do Estado, com a participação de Luciano Siqueira (PCdoB), candidato a deputado estadual, e cerca de 180 pessoas, entre educadores, moradores, trabalhadores na pesca e alunos, jovens e adultos, do Projeto Paulo Freire, desenvolvido pela prefeitura do município.

Além de reflexões sobre a educação e o projeto Paulo Freire, os diversos depoimentos dos presentes foram marcados por enfáticas declarações de votos e de confiança no candidato. Segundo dona Maurina, 65 anos, aluna do programa, “é preciso eleger candidatos que apoiam o projeto na cidade”.

Para o professor Fernando, “é preciso eleger Luciano Siqueira para que os alunos do projeto se fortaleçam e Pernambuco se torne o verdadeiro Leão do Norte”, lembrando que “o projeto Paulo Freire visa preparar jovens e adultos para que possam sair da escola e caminhar sozinhos”. Ele destacou ainda que “Luciano é um homem de luta e na Assembleia vai apresentar propostas que contemplem os goianeneses”.

Ao pedir o apoio do candidato para os adultos que freqüentam as aulas do EJA – Educação de Jovens e Adultos, Joelma, coordenadora do programa, lembrou que “a educação é a única coisa que pode fazer as pessoas crescerem na vida”. Citando o educador Paulo Freire, a professora afirmou: “O ser humano é sempre inacabável e, por isso, tem que sempre buscar o conhecimento”.

Ao saudar Luciano, o professor Helder ressaltou sua alegria pela presença “de um dos maiores políticos de Pernambuco”, adiantando que não acompanha o dia a dia do candidato, “mas seu pensamento”. “Eleger Luciano Siqueira é importante para todos, e vocês podem estar certos de que terão na Assembleia uma pessoa que vai estar lutando por todos nós”.

Luciano iniciou sua palestra lembrando o começo de sua militância política, aos 15 anos, ainda no movimento estudantil, bem como seu relacionamento com Paulo Freire no antigo MCP – Movimento de Cultura Popular, na década de 1960. “Conheço bem o que foi dito aqui”, afirmou.

Diante da atenta plateia, ele fez questão de destacar a amplitude de seu futuro mandato de deputado estadual. “Na Assembleia Legislativa não vou tratar só dos assuntos do Recife, mas de todo o Estado”.

O candidato também se comprometeu a retornar ao município, após as eleições. “Ao examinar a lei orçamentária encaminhada pelo governador Eduardo Campos, quero vir aqui debater com o prefeito, com seu secretariado, com as lideranças populares do município, que emendas nós precisamos fazer para que, na alocação de recursos do Plano Plurianual (PPA) do governador Eduardo Campos, Goiana seja contemplada”.

Luciano lembrou ainda que “é de extrema importância eleger os dois senadores da Frente Popular de Pernambuco, porque no governo Lula os senadores foram contra o presidente e, por isso, ele teve de fazer alianças que nem sempre ajudaram muito o seu governo”, destacou.

Fonte: www.lucanosiqueira.com.br