Sem categoria

Venezuela apoia Irã contra sanções da ONU

O governo venezuelano rechaçou a resolução 1929 do Conselho de Segurança das Nações Unidas que impõe sanções ao Irã por seu programa de desenvolvimento de energia nuclear com fins pacíficos, informou a chancelaria no último domingo (19).

Uma nota oficial informa que o embaixador na Áustria e representante permanente da Venezuela diante de organismos internacionais sediados nesse país,Ali Uzcátegui, expressou a postura da Venezuela à Junta de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Uzcátegui apresentou o parecer de seu governo, de que a resolução corresponde aos interesses de um pequeno grupo de países e não aos da comunidade internacional.

O diplomata venezuelano responsabilizou esse grupo de países de estar por trás do documento para interromper o processo de negociações com o Irã e culpou o Conselho de Segurança de interferir nas atividades de fiscalização da AIEA.

A referida resolução foi adotada em junho último, com uma série de sanções contra a nação persa por considerar que não tinha demonstrado a suspensão de atividades de enriquecimento e processamento de urânio.

Entre outras medidas, a resolução da ONU bloqueia as transações financeiras iranianas e ordena a inspeção de cargas enviadas a esse país.


Prensa Latina