Sem categoria

Candidatos que votam em Dilma lideram em 8 estados do Nordeste

A uma semana do primeiro turno das eleições, as pesquisas de intenções de voto apontam que a maioria dos candidatos ao governo dos estados do Nordeste que lideram as pesquisas declarou voto na candidata à Presidência, Dilma Rousseff – da coligação Para o Brasil Seguir Mudando. Eles lideram em oito dos nove estados da região.

Os números mostram que o cenário eleitoral nordestino sofreu uma mudança significativa entre 2002, ano quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela primeira vez para a Presidência, e o desenhado pelas pesquisas de 2010.

Há oito anos, seis dos nove governadores eleitos da região não votaram em Lula – pelo menos no primeiro turno. Nos quatro primeiros anos, a oposição governava os três maiores estados – Bahia, com Paulo Souto (então PFL); Ceará, com Lúcio Alcântara (PSDB); e Pernambuco, com Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Em 2006, quando já tinha grande popularidade na região, Lula viu dobrar o número de governadores da base aliada no Nordeste – que saltou de três para seis. A oposição perdeu o comando da Bahia, Ceará e Pernambuco com as eleições de Jaques Wagner (PT), Cid Gomes (PSB) e Eduardo Campos (PSB). Wagner, Gomes e Campos tentam a reeleição agora, com grandes chances de vitória já no primeiro turno.

Primeiro turno

Se os resultados das pesquisas forem confirmados nas urnas, apenas o Rio Grande do Norte não elegerá no Nordeste um candidato que vota em Dilma. No caso, Rosalba Carlini (DEM).

Já na Paraíba, a vitória de um candidato é praticamente certa, já que José Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho (PSB)– votam em Dilma.

Os números das intenções de voto apontam também que há possibilidades de a eleição ser definida no primeiro turno para o candidato pró-Dilma em Sergipe – Marcelo Déda (PT).

Cenário indefinido

No Maranhão, Roseane Sarney (PMDB) lidera as pesquisas, mas o cenário no estado ainda é considerado incerto em função do crescimento vertiginoso, das últimas semanas, do candidato Flávio Dino (PCdoB). Apesar da indefinição, ambos os candidatos também compõem a base de Dilma.  

Em Alagoas, a disputa é a mais acirrada da região, com Fernando Collor de Mello (PTB), Ronaldo Lessa (PDT) e Teotonio Vilela Filho (PSDB) empatados tecnicamente, com diferença de apenas dois pontos percentuais entre o primeiro e o terceiro colocado.

A disputa também segue indefinida no Piauí, onde Wilson Martins (PSB) lidera seguido de perto por Sílvio Mendes (PSDB) e João Vicente (PTB).

Nos dois estados, os candidatos do PTB declararam voto para Dilma, embora o partido esteja na coligação de José Serra.

Da redação com agências