Reeleição de Lula Morais consagra sua trajetória firme na luta

Foram 35.943 votos. Foram quase 36 mil pessoas que, nas urnas, ratificaram a confiança no parlamentar que está sempre na linha de frente da luta em defesa dos direitos do povo. Lula Morais (PCdoB) foi reeleito deputado estadual com expressiva votação e deverá dar prosseguimento às suas bandeiras na Assembleia Legislativa do Ceará.

Lula Morais

Só em Fortaleza, Lula Morais fez mais de 19 mil votos. Em outros dois municípios, o parlamentar também teve expressiva votação: Maranguape (9 mil votos) e Graça (2 mil votos). Para deputado estadual, o PCdoB coligou-se ao PSC. No total, a chapa fez 110 mil votos. Para eleger o deputado, o coeficiente eleitoral era de 88 mil votos.

Mais sobre Lula Morais

Sua atuação começou ainda no movimento estudantil, quando em 1975, ingressou no curso de Medicina na Universidade Federal da Paraíba. De volta à Fortaleza, ajudou a reconstruir o movimento estudantil na UFC. O ingresso no PCdoB acontece em 1979, quando ainda era acadêmico de Medicina.

A atuação nos movimentos sociais também tem forte marca na vida de Lula Morais. Ainda na faculdade, Lula ingressa num grupo de atendimento de saúde. Juntos, os acadêmicos visitavam bairros de Fortaleza para oferecer serviços de saúde. “Foi nessa época que conheci o Inácio Arruda”, relembra o parlamentar reeleito. Desta iniciativa, nasceu a comissão Pró-Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza.

Na Cagece, o médico passou a se organizar com outros funcionários fundando o Sindiágua. “Fui eleito vice-presidente do sindicato onde atuei durante outros três mandatos seguidos”. Lula foi também diretor do Sindicato dos Médicos e vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE).

Bandeiras dos Mandatos

O primeiro mandato vem em 2000. Confirmando a boa atuação, Lula foi reeleito vereador em 2004. Já em 2007, assume o mandato de Deputado Estadual na vaga de João Ananias, nomeado Secretário de Saúde do Ceará.

Lula Morais resume seus mandatos, tanto na Câmara Municipal quanto na Assembleia Legislativa, em três bandeiras principais: Saúde, Meio Ambiente e Defesa do Consumidor. “Apesar de sempre emitir opiniões sobre outros assuntos, foquei nestas três principais bandeiras”, confirma.

Como vereador participou das Comissões de Saúde, Defesa do Consumidor, Direitos da Mulher e Juventude e Urbanismo. “Em 2001, conseguimos barrar o aumento do IPTU. Em 2002, assumi a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, uma conquista importante para quem sempre lutou em benefício da população de Fortaleza”, cita. Em 2003 derrubou a abusiva tarifa de lixo, através de uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade). Em 2005, impediu o aumento de até 32% da tarifa de energia elétrica, com uma Ação Popular na Justiça Federal. “Como vereador atuei na luta contra a privatização da Cagece e das demais empresas estatais; na defesa dos trabalhadores e por emprego e renda; por saúde e educação pública de qualidade para todos; pela moralização da Câmara Municipal e contra a corrupção”, enumera.

Lula Morais foi autor da lei que institui a Política Estadual de Combate e Prevenção à Desertificação, o parlamentar teve a atuação reconhecida pelo Senado Federal conquistando o Prêmio Mérito Legislador de 2008, em Brasília. “O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a aprovar uma lei especifica sobre a desertificação”, comemora.

Na saúde, o comunista realizou inúmeras audiências públicas sobre o tema, defendeu os concursados e a criação de uma política de saúde no estado. “Nosso bom diálogo com o então Secretário de Saúde e hoje eleito deputado federal João Ananias possibilitou avanços da Saúde no Ceará”.

Lula Morais foi autor e relator da CPI da Redução da Tarifa de Energia. “O maior desafio do nosso mandato foi a criação da CPI. O relatório, aprovado por unanimidade, mostra que a tarifa é de fato abusiva. O tema era polêmico e apesar dos embates com a oposição, enfrentamos poderosos e fomos vitoriosos. Hoje, a conclusão de que pagamos uma tarifa abusiva não é minha, mas da Assembleia Legislativa do Estado. Esta, sem dúvidas, foi nossa maior conquista”, afirma. O Ceará tem a sexta maior tarifa de energia do Brasil e é 35% maior que a tarifa do consumidor residencial americano.

Com todo este currículo que demonstra sua atuação firme no parlamento do Ceará, Lula Morais foi teve nova aprovação do eleitorado cearense que o reconduziu à Assembleia do Ceará.

De Fortaleza,
Carolina Campos