Privatização da saúde pública municipal une Sindicatos

Que Natal está entregue a uma administração caracterizada pelo culto à imagem e por um completo descaso com os servíços públicos, todos medianamente informados sabem. Por Wellington Duarte*

A descarada privatização da saúde pública municipal com a contratação do Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (IPAS) para fazer a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pajuçara fez unir três sindicatos: O Sinmed (Sindicato dos Médicos), o Sindsaúde (dos servidores em saúde), o Sinsenat (dos servidores municipais) e o Soern (de odontologia), com o propósito de combater o processo em curso.

A prefeita Micarla de Souza, verde-conservadora, apoiada pelo grupo liderado por José Agripino Maia (DEM), resolveu privatizar a gestão das UPA"s contrariando uma recomendação feita pelo próprio Ministério da Saúde, de não ter na terceirização o modelo de gestão ideal e muito menos adequado.

Somente o contrato do IPAS para gerenciamento da UPA custou aos cofres públicos quase R$ 6 milhões – o correspondente a algo em torno de R$ 1 milhão ao mês.

Natal está mesmo entregue ao caos administrativo e a um modelo de gestão inepto e anti-popular.

 

*Wellington Duarte é Professor do Departamento de Economia da UFRN
Diretor de Política Sindical da ADURN
Diretor de Política Educacional da CTB-RN
Membro do Diretório Municipal do PCdoB-Natal
Membro do Diretório Estadual do PCdoB
Conselheiro do CORECON-RN