Sem categoria

Drama dos mineiros chilenos está perto do fim

Em mais de 20 horas de resgate na Mina San José, no Deserto de Atacama, no Chile, 27 trabalhadores já deixaram o abrigo onde permaneceram durante 70 dias, a mais de 600 metros de profundidade. Emoção, alegria e fsolidariedade marcam a chegada de cada trabalhador à superfície. Não houve registro de incidentes nem surpresas. As autoridades confirmam que o resgate pode ser concluído na noite de hoje (13).

Não existem dados oficiais sobre o custo total da operação, mas há informações de que o governo chileno gastou cerca de US$ 22 milhões.

Muitos dos mineiros resgatados afirmaram que não pretendem mais trabalhar em minas. O boliviano Carlos Mamani, apesar de ter recebido o convite do presidente da Bolívia, Evo Morales, para retornar ao país, informou que ficará no Chile.

O deputado Lautaro Carmona, do Partido Comunista do Chile, acompanha toda a operação de resgate, ao lado dos dirigentes sindicais, dos trabalhadores e dos familiares dos 33 mineiros que ficaram soterrados. O parlamentar comunista seuinteresse em que o governo "cumpra a palavra empenhada de que o Chile não será o mesmo depois desta verdadeira façanha destes trabalhadores, que o mundo do trabalho tampouco será o mesmo, que é necessário revisar a legislação laboral e as exigências de segurança".

Com agências