Sem categoria

Bope inicia implantação da 13ª UPP no Rio

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro começou nesta quinta-feira (14) a ocupação do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, zona norte do Rio. A operação irá instalar a décima terceira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do estado.

Com um efetivo de 120 homens, o Bope ainda conta com o apoio de 40 policiais do Batalhão de Choque e mais 40 policiais militares. Segundo as forças de segurança, até o momento, a região encontra-se tranquila.

O porta voz do Bope, capitão Ivan Blaz, disse que a intenção é primeiramente ocupar os pontos estratégicos do morro e garantir a segurança dos moradores.

”Nós temos todo um cuidado estratégico para tomar os principais pontos utilizados pelo narcotráfico aqui na comunidade, para garantir a segurança tanto dos moradores, quanto dos policiais. Existem quatro escolas na comunidade e as aulas estão sendo mantidas. Já fizemos contato com as diretoras para que as crianças permaneçam nos prédios, mas as aulas podem prosseguir normalmente”, afirmou.

Ainda de acordo com Blaz, a ocupação do Morro dos Macacos atende a uma demanda estratégica dentro da política da Secretaria de Segurança Pública do estado, que é fazer um cinturão de segurança na região. "É um grande avanço para a região, que clamava por uma ocupação como essa há bastante tempo”, disse Blaz.

Para o presidente da Associação de Moradores do Morro dos Macacos, Mario Lima, a ocupação é positiva para toda a comunidade. “A gente vê de forma bastante tranquila. Nós achamos que é uma dívida que o estado começa a pagar trazendo paz. A gente só espera que venham mais investimentos sociais por trás disso”, avaliou.

Com a UPP do Morro dos Macacos, a Secretaria de Segurança esperar beneficiar os 12 mil moradores do local e mais 27 mil pessoas que vivem no entorno da comunidade.
A secretaria pretende pacificar as áreas críticas do Rio até o fim de 2014. Ao final deste processo nas favelas da área do Morro dos Macacos, 44 comunidades estarão pacificadas e cerca de 245 mil pessoas serão beneficiadas direta e indiretamente pelo programa.

Zona Norte

A décima segunda unidade foi inaugurada no Morro do Turano, no Rio comprido, no mês passado. E a décima primeira UPP foi instalada no Morro do Salgueiro, na Tijuca, também Zona Norte, que conta ainda com unidades no Borel, na Formiga e no Andaraí.

UPPs na cidade

As outras UPPs funcionam na favela Dona Marta, em Botafogo, no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana, no Chapéu Mangueira/Babilônia , no Leme, Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos, em Copacabana, todas na Zona Sul do Rio.
A Polícia Militar pacificou também as comunidades do Jardim Batam, em Realengo, e a Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e o Morro da Providência, no Centro.

Da redação com informações das agências