Jornalistas e patrões realizam nova rodada de negociação

Os representantes das comissões de negociação do Sindicato dos Jornalistas e dos jornais e revistas do Ceará voltam a se reunir, nesta sexta-feira (22/10), às 10 horas, para uma nova rodada de negociação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). Patrões e empregados vão tentar chegar a um acordo para a celebração da Conevenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2010/2011 dos profissionais de impresso, com data-base em 1º de setembro.

Na última negociação, ocorrida em no dia 8 de outubro, as empresas recusaram a proposta de reajuste de 5,5% no piso e 5% para demais cláusulas econômicas feita pela auditora do Trabalho, Jeritza Jucá, mediadora das negociações, e propuseram um reajuste de 5,33% para o piso salarial, mantendo os 5% para salários acima do piso e demais cláusulas econômicas – seguro de vida/invalidez e reportagem especial. Os patrões continuam se recusando a oferecer aos jornalistas o vale refeição/alimentação.

Em consulta realizada nas redações no dia 13 de outubro, os profissionais dos jornais Diário do Nordeste, O Povo e O Estado recusaram a proposta patronal. Diante da negativa da categoria, o representante das empresas se comprometeu a levar aos donos de jornais e revistas a reivindicação de 5,5% de reajuste, e também sinalizou que as novas cláusulas sociais – oferecimento de cursos de capacitação e criação de uma comissão de saúde do trabalhador nos locais de trabalho – poderiam ser aceitas, desde que os textos fossem alterados.

O Sindjorce enviou ao sindicato patronal a nova redação das cláusulas e espera que patrões e empregados cheguem a bom termo na próxima rodada de negociação.

A Comissão de Negociação do Sindjorce é formada pelo presidente do sindicato, Claylson Martins, pela secretária-geral, Samira de Castro, pela diretora de Comunicação, Marina Valente, pelo diretor de Ação Sindical, Mirton Peixoto, pela diretora da Executiva, Lúcia Damasceno e pelo representante do Conselho Fiscal, Francisco Ferreira Gatto.

Fonte: Sindjorce