UJS promove caminhada pró-Dilma em Salvador

“Em defesa de um projeto de educação pública gratuita de qualidade”, dizia uma das faixas carregadas por jovens estudantes no centro de Salvador, na manhã desta quarta (27/10), em caminhada organizada pela União da Juventude Socialista – UJS de apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT). O evento reuniu integrantes da União Nacional dos Estudantes – UNE, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES e União dos Estudantes da Bahia – UEB, entre outros, no trajeto do Campo Grande a Piedade.

“A juventude está com Dilma para dar continuidade a esse projeto que é vitorioso para todos nós”, afirmou a diretora de Comunicação da UJS, Hortência Pinheiro. Um exemplo das conquistas alcançadas pelo segmento é o Programa Universidade para Todos – Prouni, apontou Hortência.

Criado em 2004, no âmbito do Ministério da Educação – MEC, o Programa beneficiou, somente na Bahia, mais de 24 mil estudantes com bolsas parciais ou integrais para ingresso nas quatro universidades do estado – Uesb, Uneb, Uesc e Uefs – e na Universidade Federal do Recôncavo – UFRB. O Programa está presente em 144 cidades, abrangendo 23 dos 26 Territórios de Identidade do estado.

Em todo país, o Prouni, possibilitou o acesso de mais de 700 mil jovens ao ensino superior. Também foram criadas 14 universidades federais e construídos mais de 100 campi universitários em cidades do interior, além da ampliação no número de Escolas Técnicas e Institutos Federais.

“O movimento estudantil, e a juventude como um todo, obteve muitas conquistas nesses oito anos de Governo Lula; especialmente jovens que nunca tiveram perspectiva de acesso à universidade e que, se não fosse esse projeto composto pelo que há de mais progressista, não estariam tendo a oportunidade de estudar, se formar e disputar uma vaga no mercado de trabalho”, destacou Hortência.

De Salvador,
Camila Jasmin