Sem categoria

Presidente do PCdoB lamenta morte de líder comunista paraguaio

O presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Renato Rabelo, enviou mensagem ao Comitê Central do Partido Comunista Paraguaio expressando condolências aos comunistas, ao povo paraguaio e aos familiares de Ananias Maidana, líder histórico do PC, que faleceu na madrugada de sábado (30). O Vermelho reproduz abaixo a íntegra da nota.

São Paulo, 30 de outubro de 2010

Ao Comitê Central do Partido Comunista Paraguaio

Estimados camaradas,

Foi com consternação, que tomamos conhecimento do falecimento nesta madrugada do camarada Ananias Maidana, presidente do Partido Comunista Paraguaio e grande amigo do PCdoB, no Hospital Central do Instituto de Previsión Social, em Asunción, capital paraguaia, onde se encontrava internado há vários dias.

Neste triste momento, em nome de toda a militância e do Comitê Central do PCdoB enviamos nossas condolências ao Partido Comunista Paraguaio, aos familiares e ao povo paraguaio, que certamente perde um de seus maiores e melhores filhos.

Aos 87 anos, o camarada Maidana continuava bastante ativo, extremamente lúcido intelectualmente, dando grandes contribuições nos debates sobre os rumos do Paraguai, e o papel de seu Partido neste contexto. A marca de Maidana nos últimos tempos era de inegável e renovada esperança com o futuro. Demonstrações de um bravo revolucionário, desde cedo calejado pela luta, primeiro contra o regime de Higino Morígino, e depois contra a sanguinária e pró-estadunidense ditadura de Alfredo Stroessner, quando foi preso e torturado em diversas ocasiões.

Exilado entre 1978 e a queda da ditadura de Stroessner (1989), Maidana pode então retornar a Asunción e liderar o crescimento e o fortalecimento político, ideológico e orgânico do Partido Comunista Paraguaio.

Recentemente, em agosto de 2008, quando da posse do presidente Fernando Lugo, em Asunción, encontramo-nos com o camarada Maidana e fomos testemunhas de seu otimismo revolucionário com a nova situação que se vislumbrava, portadora de potencialidades para a realização de mudanças estruturais que melhorassem as condições das massas trabalhadoras e populares do Paraguai. Também nos recordamos de seu entusiasmo com o novo papel jogado pelas forças de esquerda na América Latina.

Pouco depois, em novembro de 2008, por ocasião do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, que o PCdoB teve a honra de sediar, recebemos em São Paulo pela última vez a visita do camarada Ananias Maidana.

Recentemente, em março de 2010, observamos com apreço e emoção, a cerimônia em que o Estado paraguaio, através do presidente Fernando Lugo, outorgar-lhe a máxima condecoração nacional paraguaia, por sua luta a favor da democracia e dos direitos do povo paraguaio, especialmente os mais humildes.

No período recente, destacou-se também a luta de Maidana, junto com outros camaradas como Luis Casabianca, na busca de efetivar os direitos humanos no Paraguai. Nessa luta, uma delegação do PCdoB encontrou-se com o camarada Maidana e vários dirigentes do PCP em um debate sobre direitos humanos durante a realização do Fórum Social Américas, em Assunción, em agosto deste ano.

A perda de Ananias Maidana é uma perda irreparável. Mas suas idéias, sua contribuição e convicção revolucionária inspirarão novas gerações que com seu legado seguirão aprendendo.

Viva o camarada Ananias Maidana!

Viva o Partido Comunista Paraguaio!

Saudações fraternais,

Renato Rabelo,
Presidente nacional 

Ricardo Abreu de Mello,
Secretário de Relações Internacionais