Amazonenses deram a Dilma maior votação proporcional do país

Os amazonenses deram a primeira mulher eleita presidente do Brasil, Dilma Roussef (PT), a maior votação proporcional de todo país. Dilma obteve 80% dos votos, o que representa 1.135.063 eleitores, contra 20%, ou 274.330, votos de José Serra (PSDB). A popularidade de Lula no estado e o apoio dos senadores eleitos Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Eduardo Braga (PMDB), além do governador reeleito Omar Aziz (PMN) ajudaram a futura presidente.

Dilma Roussef
Mesmo não tendo visitado o Amazonas durante os dois turnos da campanha, Dilma recebeu dos amazonenses a gratidão por ter contribuído com inúmeras conquistas ao estado nas duas gestões de Lula e do ex-governador Eduardo Braga.

Além dos apoios-chaves e do reconhecimento dos amazonenses, a petista contou com dezenas de militantes dos movimentos populares, do PCdoB, PT e PMDB que agitaram todas as zonas de Manaus e os principais colégios eleitorais do interior do estado pedindo voto a ela.

A rejeição ao tucano devido às sucessivas tentativas de seu partido em levar os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus e, consequentemente, as indústrias aqui instaladas a outros estados contribuíram para o desfecho eleitoral.

Melhores perspectivas aos amazonenses

Além da expressiva e histórica votação, a formação de duplo palanque pró-Dilma na disputa estadual desenhou um dos melhores cenários políticos para a presidente eleita. Exceto o deputado federal eleito Pauderney Avelino (DEM) e a improvável definição de Silas Câmara (PSC), cuja igreja Assembleia de Deus fez campanha para os derrotados Arthur Virgilio Neto e José Serra, todos os membros da próxima bancada amazonense no Congresso Nacional são da base aliada de Dilma.

A expectativa é de que isso se reflita em maiores ganhos ao povo amazonense. A ampliação da Zona Franca por mais 50 anos e sua extensão a Região Metropolitana de Manaus é um desses.

De Manaus,
Anderson Bahia