Ceará participa de festival internacional de cinema de animação

Cinema de animação cearense, feito por crianças, vai marcar presença no Festival Internacional Pequeno Cineasta, que acontece de 17 a 20 de novembro, no Rio de Janeiro. Os filmes “O Som da Floresta” (foto) e “Pin e Guin” foram produzidos durante o projeto Cine Coelce, que oferece oficinas de animação a alunos de escolas da periferia de Fortaleza e da Região Metropolitana.

“O Som da Floresta”, lançado em 2009, conta a história de um índio que encontra uma flauta mágica e salva a floresta de um caçador. “Pin e Guin” põe em foco o futuro da humanidade e o aquecimento global, tendo como personagens dois pinguins que sofrem na pele os efeitos das mudanças climáticas do planeta.

O Coordenador do Projeto, Telmo Carvalho, explica que o Projeto está no quarto ano e começa com cerca de 200 participantes em um curso básico de animação em dez escolas escolas. Os alunos que se destacam em cada uma delas fazem uma oficina profissionalizante de cinema de animação na Casa Amarela Eusélio Oliveira e produzem um curta-metragem de animação, que abre a programação do Cine Ceará do ano seguinte.

Este ano, “O Som da Floresta” já havia participado do Anima Mundi, a conceituada mostra internacional de animação. Na visão de Telmo, a seleção para festivais desse nível comprovam que o projeto está no caminho certo. A qualidade artística e técnica das produções abrem grandes perspectivas para as crianças. “A animação pode mudar a vida delas”, enfatiza o Coordenador.

Telmo, cineasta premiado na área da animação, como produções como “Campo Branco”, vislumbra cada vez mais boas notícias para o setor. Redes de TV paga – como a Cartoon Network e a Nickelodeon – estão abrindo espaço para séries de animação e o Ministério da Cultura anunciou investimentos na área do audiovisual para 2011 da ordem de R$ 11 milhões. “Queremos que uma parte fique para o cinema de animação”, diz.

Este é o primeiro ano do Festival Internacional Pequeno Cineasta, focado nas crianças e jovens de 8 a 17 anos. A comissão julgadora dos trabalhos será formada por 5 crianças de diferentes regiões e classes sociais. As produções cearenses concorrem na Mostra Competitiva Nacional em duas categorias: filmes produzidos por crianças de 8 a 13 anos, e filmes produzidos por jovens de 13 a 17 anos.

O projeto Cine Coelce faz parte da rede de ações de responsabilidade social desenvolvidas pela empresa, e é realizado pela Associação Cultural Cine Ceará em parceria da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da UFC, e com o apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.

Fonte: Agência da Boa Notícia