Direita sai desfalecida da batalha eleitoral no estado

O encerramento das eleições 2010 foi fúnebre para a direita no Amazonas. Além da vitoria de Vanessa Graziotin (PCdoB) sobre Arthur Virgilio Neto (PSDB), na disputa por uma vaga ao Senado, e o aniquilamento eleitoral da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) sobre o tucano José Serra (80% x 20%) no Amazonas, pouco restou ao bloco conservador.

A coligação neoliberal composta por PSDB, PV e PPS não elegeu sequer um deputado federal. Dos oito possíveis. A candidatura de Hissa Abraão (PPS) ao governo estadual foi alegórica. Não recebeu nem o apoio de seus correligionários. E para o senado apresentou somente o nome de Virgilio.

O deputado federal eleito Pauderney Avelino (DEM) reencontrou o caminho de Brasília na coligação do governador reeleito Omar Aziz (PMN). Fora isso, o saldo ficou na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) com as reeleições de Arthur Bisneto (PSDB) e Luiz Castro (PPS).

No máximo ampliam seu bloco no parlamento estadual com o gelatinoso deputado estadual eleito Marcelo Ramos (PSB), conhecido pela facilidade em sentar em mesas com diferentes orientações políticas.

Esse cenário pode atrapalhar novos vôos demo-tucanos no Amazonas.

De Manaus,
Anderson Bahia