Revolução Russa: reverenciar o passado e olhar para o futuro!

Na passegm dos 93 anos da Revolução Russa, no último domingo 7 de novembro, o dirigente estadual do PCdoB no Rio Grande do Norte, Wellington Duarte, publicou artigo em seu blog. Confira.

Por Wellington Duarte*

Há exatos 93 anos ocorria a Revolução Russa. Chamada de Revolução de Outubro porque ocorreu no dia 25 de outubro pelo então calendário gregoriano (depois ajustado para o calendário Juliano pelos revolucionários). Infelizmente esquecida até pelos comunistas do Brasil que pouco destacaram a data nas sua páginas, a Revolução Russa trouxe para a cena da luta política a classe trabalhadora.

Promoveu transformações sociais, deu origem a um Estado (a União Soviética) que, pela primeira vez na história tentou construir um modelo de sociedade alternativo ao capitalismo.

Os revolucionários russos, chamados de bolcheviques[, grandes dirigentes da Revolução, podem ser considerados os primeiros heróis do proletariado, pois enfrentaram condições duríssimas de enfrentamento com a polícia czarista. Foram determinados. Foram bravos. Derrotaram o regime imperial do Czar Nicolau, um dos mais atrasados da Europa.

A Revolução de Outubro deixou profundas marcas. Fez o movimento operário perceber que podia chegar ao poder. Introduziu políticas sociais e de igualdade. Combateu o obscurantismo religioso e derrotou nada menos do que 14 países entre 1918-21, numa Guerra Civil que deixou a economia destruída e um país por construir.

A Revolução de Outubro fez emergir a figura destacada de Vladimir Ilitch Ulianov, Lenin, líder dos bolcheviques que dedicou sua vida à causa revolucionária. Fugitivo por diversas vezes, exilado, perseguido e odiado pelos czaristas, Lenin foi o condutor da Revolução. Foi o homem que vislumbrou a possibilidade da vitória e que convenceu as massas a apoiarem os bolheviques na insurreição que levou o proletariado ao poder.

Lenin, o líder da Revolução de Outubro

Lembrar a Revolução de Outubro é sempre necessário para as esquerdas. Reverenciar as conquistas, analisar as deficiências da sua implantação, propor novas idéias. Assim é o marxismo-leninismo, sempre dinâmico e olhando a sociedade de frente.


*Wellington Duarte
Professor do Departamento de Economia da UFRN
Diretor de Política Sindical da ADURN
Diretor de Política Educacional da CTB-RN
Membro do Diretório Municipal do PCdoB-Natal
Membro do Diretório Estadual do PCdoB
Conselheiro do CORECON-RN