Sem categoria

Anistia quer processo contra Bush por autorização de tortura

Os Estados Unidos devem processar o ex-presidente George W. Bush por tortura caso a admissão em sua autobiografia de que autorizou o uso de técnicas de afogamento seja comprovada, defendeu nesta quarta-feira (10) a organização Anistia Internacional.

No livro "Decision Points", publicado nesta semana nos Estados Unidos, Bush afirma em uma passagem de que autorizou o uso de tortura contra prisioneiros em Guantânamo, ao ser questionado por uma das autoridades de seu governo.

Bush disse que a tortura foi imposta contra três prisioneiros. O ex-presidente alega que a tortura teria "evitado ataques" e "salvado vidas". Em entrevista à rede de TV NBC para promover o livro, ele disse que seu assessor o aconselhou para "não cair no ato antitortura".

O diretor sênior da Anistia Internacional, Claudio Cordone, disse em comunicado: "Sob a lei internacional, qualquer um envolvido em tortura deve ser levado à Justiça, e isso não exclui o ex-presidente George W. Bush."

"Se sua admissão for substanciada, os EUA têm a obrigação de processá-lo", disse ele. "Na falta de uma investigação dos EUA, outros Estados devem atuar e realizar tal investigação por eles mesmos".

Bush encontra-se em turnê de lançamento de livro nos EUA desde a última terça-feira (09/11), dando entrevistas na televisão, principalmente nos lugares onde sabe que não vai enfrentar perguntas duras e vai se deparar com maior empatia do público.

Na terça-feira, ele acariciou a mão da apresentadora de TV Oprah Winfrey em seu programa de entrevistas, ao contar emocionado sobre o pai, George Bush Senior, o 41° presidente dos EUA.

O fato de que o filho deixou o governo do país com a pior aceitação de um presidente em todos os tempos, sendo apontado até hoje pela maioria dos norte-americanos como responsável pela crise econômica, não é mencionado em nenhum momento.

Da redação, com agências