Sem categoria

UNE e Ubes levam reivindicações a Haddad e marcam nova reunião

O ministro da Educação, Fernando Haddad, mantém a posição de identificar os estudantes prejudicados pelas falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele se reuniu, nesta quinta-feira (11), com os presidentes da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick, em seu gabinete. O objetivo foi discutir a criação de uma nova prova opcional, para qual os candidatos que se sentiram prejudicados poderiam se inscrever.

Augusto Chagas declarou que Haddad "insiste que é possível identificar os prejudicados". A intenção do ministro é realizar uma nova prova para os 2 mil alunos que receberam o caderno de prova amarelo, que apresentou falhas na impressão.

O presidente da UNE também disse que, juntamente a Ubes, insistirá na criação da prova opcional até quando houver concorrentes se sentindo prejudicados. Eles consideram que uma chance de refazer a prova não deve ser dada apenas aos estudantes que fizeram a prova amarela. Segundo Chagas, as entidades pretendem dar o maior apoio possível aos estudantes.

Nova reunião

Chagas afirmou que será marcada uma nova reunião com o ministro na próxima semana, na quarta ou na quinta-feira. Haddad pretende apresentar à UNE e à Ubes estatísticas e as maneiras que utilizam para identificar os alunos lesados.

"Levamos ao ministro Haddad as reclamações que a UNE e a Ubes receberam desde segunda-feira. Tivemos três grandes problemas: a prova amarela, que foi o maior, a impressão errada dos gabaritos e confusão sobre locais de prova. Muitos monitores não sabiam dar informações, o que transmitiu insegurança aos candidatos", afirmou Augusto Chagas.

Eles também aproveitaram para discutir o Enem de 2011. Segundo o presidente da UNE, as entidades querem a mudança de periodicidade da aplicação do exame. Para ele, o aluno deve realizá-lo ao longo do ensino médio e mais uma vez por ano para evitar problemas como o deste ano. "Nós não defendemos a anulação do exame. Defendemos que os prejudicados tenham chance de refazer a prova. Além disso, já está acertado que vamos participar da elaboração do Enem 2011. Também defendemos que ele seja seriado e seja realizado mais de uma vez por ano", disse Chagas.

As lideranças estudantis elogiaram a disposição do ministro de receber e dialogar com as entidades, algo que nunca aconteceu na administração de Fernando Henrique Cardoso. 

Segundo Evanovick, Haddad pediu desculpas aos estudantes e à população brasileira pela confusão ocorrida com o Enem deste anos. De acordo com o estudante, o ministro disse que pretende fazer um pedido formal de desculpas pela situação nos próximos dias.

Com agências