Professora Ângela Paiva vence a eleição para reitoria na UFRN
Pela primeira vez, em 51 anos de história, uma mulher guiará a Universidade Federal do Rio Grande do Norte pelos próximos quatro anos. A professora Ângela Paiva Cruz foi eleita a primeira reitora da UFRN como a mais votada nos três segmentos que compunham o colégio eleitoral: professores, funcionários e alunos.
Publicado 12/11/2010 12:41 | Editado 04/03/2020 17:08
A vitória da chapa "Novas Conquistas" foi decretada no final da tarde de ontem antes mesmo da conclusão da contagem dos votos. Por volta das 18h30 haviam sido apuradas 95% das urnas. O percentual era de 65,7% para Ângela e 34,4% para Maria Arlete Duarte de Araújo, da chapa 1. Desse total, 1.542 votos foram dos docentes, 2.251 dos servidores e 8.306 dos alunos. Faltavam ser apurados apenas 500 votos em separado e uma urna com aproximadamente 100 votos.
O pleito mobilizou 35 mil eleitores, entre professores, alunos e servidores, que depositaram seusvotos nas 74 urnas distribuídas pelo campus central da UFRN e outras unidades (incluindo campi do interior). De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, Nilsen Carvalho, não foi registrado nenhuma reclamação por parte das chapas concorrentes.
Para a professora Ângela Paiva, o resultado da eleição “de fato reproduziu, no voto, a credibilidade que a nossa chapa alcançou durante a campanha de cinco meses”. A reitora e vice-reitora eleitas, Ângela Paiva e Maria de Fátima Ximenes só tomam posse para o mandato 2011-2015 em maio do ano que vem, quando termina a gestão do reitor Ivonildo do Rego.
Mas, antes disso, em 30 de novembro, haverá uma reunião do Conselho Superior Universitário (Consuni) para homologação da consulta feita à comunidade universitária, com a elaboração de uma lista tríplice, da qual sairá o reitor nomeado pelo Ministério da Educação e Cultura. Tradicionalmente, a chapa vencedora da eleição indica os outros dois membros dessa lista, enquanto a praxe é de se indicar para reitor o primeiro da lista, o mais votado na eleição direta.
A reitora eleita assumirá o cargo em maio de 2011 com o objetivo de consolidar o trabalho desenvolvido durante o mandato atual e colocar a universidade em posição de destaque entre as demais instituições federais do país. "O objetivo principal é consolidar os grandes projetos que a universidade vem desenvolvendo e promover avanços para a universidade cada vez mais se consolidar como a grande instituição de ensino superior do Rio Grande do Norte", afirma a professora Ângela.
Entre as principais metas estão a ampliação da integração entre universidade e setores da indústria, desenvolvimento de ações na área tecnológica, melhorias na qualidade da qualidade do ensino, tanto na graduação quanto na pós-graduação, além da internacionalização e interiorização da universidade. As áreas tecnológicas recebem atenção especial da atual vice-reitora, que diz se preocupar com a formação nessas áreas.
"Vamos dar continuidade aos projetos desenvolvidos atualmente, além de expandir os cursos de graduação e pós-graduação, concluir as obras, ampliar a oferta da educação à distância e melhorar a política de assistência estudantil para que o aluno passe mais tempo na universidade e qualificar os 5 mil professores e técnicos", disse.
A nova administração terá como meta inicial, já no início de 2011, a criação de um instituto de línguas estrangeiras para os alunos usufruírem de intercâmbio acadêmico. Essa será uma forma de consolidar a internacionalização da UFRN. Após ser empossada, Ângela ainda terá que escolher os profissionais que irão compor a equipe da chefia de gabinete, os pró-reitores, além dos secretários para as superintendências de educação à distância, relações institucionais, informática e comunicação.
Ângela Paiva
Ângela Paiva Cruz é a atual vice-reitora da UFRN, desde 2007. Ela coordena o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) que tem revolucionado a instituição. Entretanto, sua experiência na gestão universitária vem de longa data.
Formada em Matemática, com mestrado em Filosofia (Lógica) e doutorado em Educação, Ângela é professora da UFRN desde 1983 e esteve na comissão de frente do planejamento e da implementação de inúmeras políticas que hoje colocam a UFRN como uma das melhores Universidades do Brasil, com reconhecimento internacional.
Ângela participou dos diversos conselhos superiores da Instituição e de importantes comissões. Também foi chefe do Departamento de Filosofia, membro do Conselho de Centro e vice-diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
Eleita pela chapa 2 ao lado de Ângela, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes é diretora do Centro de Biociências e chefe do Laboratório de Entomologia e orienta alunos de graduação e pós-graduação, além de desenvolver projetos de pesquisa sobre a transmissão de doenças.