Bahia registra déficit de 56% nos casos de dengue

Durante lançamento da Campanha Nacional de Combate à Dengue de 2010, na manhã desta quinta-feira (18/11), em Salvador, com a participação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o Governo da Bahia apresentou os dados de incidência da doença no estado: até o último dia 6, os casos apresentaram uma redução de 56,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Salvador, em contrapartida, tem o maior índice de infestação pelo Aedes aegypti entre as onze maiores capitais brasileiras.

Segundo Temporão, para evitar um eventual risco de surto da doença, é preciso que a sociedade cobre ação das prefeituras. Além de disponibilizar recursos financeiros e materiais, a pasta federal tem treinado e capacitado novos agentes de saúde para suprir a demanda, afirmou o ministro, ressaltando que os gestores estaduais e municipais também precisam fazer sua parte, assim como a própria população.

Na Bahia, a Secretaria Estadual da Saúde – Sesab contratou mais de 1,8 mil agentes somente este ano, justamente para intensificar a luta contra a dengue. Eles irão atuar em 79 municípios já a partir deste mês. O Governo também tem investido em pesquisas sobre novas técnicas de combate ao mosquito.

Mas, enquanto cidades como Juazeiro reduziu o número de casos da doença com apenas 121 registros confirmados este ano e, há dois, sem qualquer risco de epidemia, Salvador ainda desponta entre as localidades em situação de alerta. De acordo com o Levantamento do Índice de Infestação Rápido do Aedes aegypti – Liraa, apresentado por José Gomes Temporão, 3,5% dos imóveis da capital apresentam focos do mosquito.

No evento, que aconteceu dentro da programação do I Encontro Estadual de Regionalização da Saúde no SUS-BA, promovido pela Sesab, Temporão ainda falou sobre a possibilidade de uma vacina para a doença, que está em fase de estudos e testes no Espírito Santo. A previsão mínima é de três a cinco anos para que o medicamento seja, enfim, validado. Até lá, o melhor “remédio” é mesmo a prevenção: tampar tonéis, tanques e recipientes que acumulam líquido; não deixar água nos vasos e pratos de plantas; limpar as calhas e os ralos de casa; e ter cuidado com o descarte do lixo.

Campanha Nacional

Sob o tema “Dengue: se você agir, podemos evitar”, a campanha deste ano foca nos relatos de pessoas que enfrentaram a doença e quase perderam familiares. As peças também trazem depoimentos de líderes comunitários, alertando para a necessidade de se cobrar a ação dos secretários de saúde e de setores do meio ambiente, saneamento básico e limpeza urbana. A campanha ainda conta com materiais específicos direcionados a educadores, crianças, gestores e profissionais de saúde.

De Salvador,
Camila Jasmin, com Agências