Começa julgamento de réu pelo assassinato de Celso Daniel

Cinco mulheres e dois homens irão decidir futuro de acusado de matar Celso Daniel.

Juiz começou a ler denúncia contra Marcos Roberto Bispo dos Santos às 9h50.

Por volta das 9h50 desta quinta-feira (18), o juiz Antônio Hristrov começou a ler a denúncia contra o réu Marcos Roberto Bispo dos Santos no fórum de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Ele é o primeiro acusado de matar Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André, a ser julgado pelo crime. Cinco mulheres e dois homens foram escolhidos como jurados.

Como o réu não está presente, o juiz avisou aos jurados que Marcos Bispo dos Santos será julgado à revelia. Os defensores do acusado estão no julgamento para fazer a defesa. Um dos advogados, Adriano Marreiro dos Santos, chegou a pedir a anulação do júri porque o acusado não estava presente, mas o juiz não aceitou o pedido.

Por volta de 10h10, Hristrov fez um intervalo para que os jurados pudessem ler a íntegra da denúncia. Como não haverá testemunhas no julgamento, na volta do intervalo, terão início os debates entre o Ministério Público e os advogados do réu. A acusação não arrolou testemunhas. Já a defesa listou quatro testemunhas, mas elas não compareceram.

A previsão é de que o julgamento se estenda pela tarde, mas seja concluído ainda nesta quinta-feira, segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo.

A defesa de Marcos Santos argumenta que ele não tem nenhum envolvimento no crime. Celso Daniel foi morto em 18 de janeiro de 2002 quando voltava de um jantar em São Paulo. Ele estava acompanhado de seu assessor Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, quando foi abordado pelos bandidos. Dois dias depois, o corpo de Daniel foi encontrado em uma estrada de Juquitiba, na Grande São Paulo.

O promotor Francisco Cembranelli vai defender diante dos jurados que o político foi morto porque descobriu um esquema de desvio de dinheiro da Prefeitura de Santo André.

Os outros seis réus do caso recorreram da sentença do juiz que os mandou para o Tribunal do Júri. Apenas o processo contra o ex-assessor de Daniel, o Sombra, ainda está na fase de depoimentos das testemunhas. Ele é apontado pelo Ministério Público como o mandante do crime. Sérgio Gomes da Silva responde ao processo em liberdade.

Fonte: R7