Sem categoria

Esporte: senadores atendem pedido de mais recursos do ministro

A senadora Fátima Cleide (PT-RO), presidente da Comissão de Educação, em audiência esta semana com o ministro do Esporte, Orlando Silva, atletas e dirigentes de clubes se comprometeu a garantir o maior número possível de emendas no Orçamento de 2011 para o setor do esporte. O ministro disse que os recursos são para o Programa Segundo Tempo.

Esporte: senadores atendem pedido de mais recursos do ministro - Ministério do Esporte

Atualmente o programa atende 1 milhão de estudantes dos ensinos fundamental e médio que têm acesso gratuito à natação, capoeira, futebol e vôlei em mais de 800 municípios. A proposta é garantir mais 400 milhões de reais para ampliar o atendimento a mais 1.190.000 crianças e adolescentes.

Leia também: Ministro e atletas vão ao Congresso pedir recursos para esporte

Fátima Cleide informou que deverá indicar para relatar as emendas recebidas na comissão o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que "com toda certeza irá garantir a aprovação de emendas que o Ministério apresentar como suas prioridades".

Para o ministro, os recursos do setor são poucos, considerando que "o Brasil é imenso e as crianças e jovens têm potencial incrível para o esporte; precisamos investir muito mesmo", disse ele à senadora. Fátima Cleide concorda com a necessidade de mais verbas para o setor e disse que tem apoiado a indicação de emendas para a prática desportiva nas escolas, tanto da sua cota de emenda individual quanto na Comissão de Educação.

Ampliar atendimento

A assessoria do ministro enviou à senadora, por meio de ofício, as necessidades dos programas executados pela pasta do Esporte. O Ministério do Esporte alega ainda que “os recursos propostos representam a ampliação, em mais de um milhão, do número de atendimentos realizados pelo Programa estratégico Segundo Tempo, ocupando o tempo ocioso de crianças, adolescentes e jovens no contra-turno escolar que passarão a ter acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social.”

E acrescenta que “o Segundo Tempo visa democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral da criança, adolescente e jovem, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente daqueles que se encontram em áreas de vulnerabilidade social”, diz o ofício.

O prazo para a Comissão de Educação receber propostas de emendas de seus parlamentares termina nesta sexta-feira (19). Foi aprovado hoje (17). O relator do Orçamento, senador Gim Argello (PTB-DF), ampliou de R$12,5 milhões para R$ 13 milhões o valor das emendas individuais para cada parlamentar.

De Brasília
Márcia Xavier