Sem categoria

Roubini: a França não está melhor do que a Irlanda

A França não está muito melhor do que a Irlanda, e Portugal também deve logo pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Os prognósticos são de Nouriel Roubini, professor da Universidade de Nova York que previu a crise financeira internacional. Em entrevista à rede americana CNBC, o economista afirmou que Grécia, Irlanda e Portugal acordaram primeiro para seus problemas de dívida soberana.

“Mas a França não parece muito melhor do que a periferia”, disse, enfatizando que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, prometeu reformas que não cumpriu, o que o enfraqueceu politicamente. Ele alerta para o fato de que, com a possível derrota do presidente nas próximas eleições, as reformas na direção da austeridade fiscal do país serão adiadas ainda mais.

Para Roubini, o próximo país a entrar “na fila” do FMI é Portugal. “Diante da severidade dos problemas da dívida portuguesa, Portugal vai perder acesso aos mercados – o que significa que vão pedir ajuda ao FMI também”, afirmou.

Mas a Espanha, a seu ver, está na pior situação. Roubini se refere aos problemas da dívida espanhola como “o elefante no quarto”. Para ele, é possível financiar a Grécia, Portugal e a Irlanda. Porém, se as contas da Espanha realmente colapsarem, não há dinheiro suficiente no sistema europeu para o resgate do país. “A Espanha é muito grande para falhar de um lado – mas também é muito grande para ser resgatada.”

Da Redação, com informações do Valor