Sem categoria

China e Rússia fortalecem relações estratégicas

O premier chinês Wen Jiabao, e seu colega russo, Vladimir Putin, se reuniram nesta segunda-feira em Moscou e asseguraram que seus países querem reforçar os laços bilaterais.

Wen disse que com a organização de uma série de atividades culturais, incluindo os programas de ensino de línguas, as relações entre China e Rússia têm se desenvolvido a um nível elevado.

Isto está em consonância com os interesses fundamentais dos dois países e suas populações, contribuindo vigorosamente para a paz mundial e o desenvolvimento dos dois países, disse Wen.

"Espero que minha visita contribua para injetar novo vigor no aprofundamento da parceria sino-russa de coordenação estratégica", disse o premiê chinês.

Putin disse que a Rússia dá grande importância às relações bilaterais com a China e manifestou sua satisfação com o desenvolvimento desses laços.

Atualmente, ambas as economias têm por diante imensas oportunidades de desenvolvimento e, portanto, a cooperação entre a Rússia e a China é favorável ao rápido desenvolvimento das suas economias, disse Putin.

Ele expressou a esperança de que ambos os países devem fazer esforços concertados para assegurar que a cooperação bilateral dê mais frutos.

Os dois líderes também trocaram opiniões sobre a promoção da cooperação em setores-chave.

Agência Xinhua