Sem categoria

 Partidos reivindicam eleições antecipadas na Irlanda

Os temores de uma explosão social de grandes proporções na Irlanda aumentaram nesta terça-feira (23), em relação ao pacote de austeridade fiscal aprovado pelo governo com a intenção de retirar o país da estagnação econômica e financeira. 

Várias dezenas de manifestantes se reuniram diante do parlamento na segunda-feira para exigir a renúncia do primeiro-ministro Brian Cowen, enquanto unidades da polícia tentavam impedir sua entrada em prédios do governo na capital. Os ativistas gritavam palavras de ordem pedindo a renúncia de políticos corruptos e exigindo eleições antecipadas.

Essa manifestação, assim como mobilização semelhante ocorrida na segunda-feira (22), alertou as forças da ordem na Irlanda, que esperam um recrudescimento da onda de protestos sociais, como resultado de medidas de arrocho.

A partir de dezembro entrará em vigor um plano de ajuste de 90 bilhões de euros, que desde seu anúncio provocou temores entre os cidadãos por causa de seu impacto no aumento dos impostos sobre propriedade, cortes de gastos sociais e congelamento de salários.

Além disso, os irlandeses do Partido Verde, formação minoritária na coalisão governamental, também exigiu a realização de eleições antecipadas, no início do próximo ano, frente à gestão da crise econômica e financeira no país. O pedido aconteceu um dia após o anúncio de um plano de emergência internacional para ajudar a endividada nação europeia.

A Irlanda enfrenta agora uma situação dramática, disse o líder dos Verdes, John Gormley, referindo-se ao pedido feito no dia anterior, pelo Governo de Dublin, à União Europeia (UE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para resolver a sua crise profunda.

O apoio de ambas as organizações internacionais, no valor de 100 bilhões de euros, vai tentar impedir a dívida da zona do euro, mas os especialistas alertam que o apoio a Dublin não evitará o contágio de outras economias vulneráveis.

O principal partido da oposição na Irlanda, o conservador Fine Gael, e o Trabalhista, possíveis aliados em um futuro Executivo, também reivindicaram a realização de eleições antecipadas. Este último ainda exigiu a imediata dissolução do Parlamento.

A situação é cada vez mais complexa para o gabinete de Cowen, cuja maioria atual é de apenas três cadeiras, incluindo a presença de seis representantes dos Verdes, sustentam analistas.

Fonte: Prensa Latina
Tradução: Luana Bonone